Usuário do sistema de saúde do município, reclama da demora e do descaso no atendimento para marcar consulta com médico especialista no Centro de Saúde do Eurico Vilela. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde pontua que é possível fazer o agendamento através da fila eletrônica.
Segundo o pintor Luciano Santos, ele chegou ao centro de saúde às 6h da manhã de sexta-feira (11), mas na recepção ficou sabendo que a distribuição das fichas seria realizada apenas ao meio-dia. “É no mínimo desumano o que fazem com a população. Pensa a atendente que me orienta e que caso queira pegar ficha com a dermatologista, tem de chegar o mais cedo possível, mas terei de ficar esperando até às 12h para fazer consulta de apenas 15 minutos”, explica.
“Quando a gente chega ao centro de saúde, eles não anotam nem mesmo nosso nome, ou seja, se sairmos para fazer um lanche corre-se o risco de perder o lugar”, completa o pintor.
Segundo a Secretaria de Saúde a dermatologista do Centro de Saúde Eurico Vilela, na rua 13 de maio, é exclusiva para o atendimento do programa de acompanhamento de portadores da hanseníase. No entanto, por causa da disponibilidade, cinco fichas são destinadas para o atendimento ao restante da comunidade, porém, há seis meses as fichas são entregues apenas ao meio-dia.
Através da assessoria de imprensa, a secretaria ainda ressalta que existem outros dermatologistas na rede municipal de saúde, basta o paciente ir até uma Unidade Básica de Saúde, no próprio bairro, pegar o encaminhamento e fazer o cadastro na fila eletrônica.