A maioria das pessoas tem preferido realizar o pagamento de contas em casas lotéricas. Para elas, o atendimento é mais rápido do que em bancos, onde o serviço é mais amplo e, às vezes, a espera nas filas é mais demorada. Mas isso tem mudado nos últimos anos. As lotéricas estão constantemente cheias e os clientes têm reclamado da demora no atendimento.
O comerciante Manoel Andrade de Jesus é um dos que está insatisfeito com o serviço. Ele afirma que sempre que vai a uma casa lotérica pagar as contas, o sistema sai do ar. “Às vezes espero 30 minutos na fila e quando chego ao caixa sou avisado sobre o problema e algumas vezes o retorno ao atendimento demora.”
Para o comerciante, a Caixa Econômica Federal deveria rever os conceitos ao abrir tanta lotérica, já que o serviço não é tão bom. Ele ainda ressalta que muitas vezes tem que pagar a conta naquele dia e tem que ficar esperando quase uma hora para o sistema voltar a funcionar. “Outro dia, pela manhã, minha esposa, que é funcionária pública, não aguentou ficar aguardando e foi até a Caixa Econômica Federal, localizada na Prefeitura Municipal, e chegando lá, o banco ainda estava fechado. Só seria aberto ao meio-dia.”
Ele considera isso um descaso com as pessoas, pois no momento do atendimento os funcionários das lotéricas são ótimos para vender bilhetes de loteria, mas deixam o serviço a desejar.
O gerente geral da Caixa Econômica Federal, Domingos Sávio Rosa, afirmou desconhecer o fato e que quando acontecem são esporádicos. Ele explica que as lotéricas estão interligadas via satélite e que existem dois sistemas, um de loterias e outro de pagamento de contas. Um não atrapalha o outro. Pode acontecer de dar um problema no computador central, mas em menos de uma hora tudo é resolvido. No entanto, é mais fácil o sistema sair fora do ar nas agências da Caixa do que nas lotéricas, finaliza o gerente.