Instituição informa que serão finalizadas adequações na sala de pilates em março
Fotos enviadas pela Funel, capturadas nesta terça-feira (28) do Parque Aquático Raimundo Sarkis, local onde são realizadas as aulas de hidroginástica (Foto/Funel)
Frequentadores das práticas esportivas da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) se queixam da falta de equipamentos e descaso de professores na instituição. Receberam reclamações, principalmente, aulas de pilates e hidroginástica.
De acordo com o denunciante, alunos das atividades de pilates estão sendo tratados com descaso. Segundo ele, a maioria dos frequentadores são idosos ou deficientes, e mudaram a sala de pilates para o segundo andar, dificultando o acesso. Além disso, a sala está com falta de equipamentos, não tem barras e nem ventiladores, além de ter infestação de pernilongos.
Em relação às atividades de hidroginástica, a queixa foi em relação à falta de equipamentos, piscinas com baixo volume de água, água muito fria e professores sem interesse em dar aula.
Em contato com a Funel, foi informado que foram remanejados, temporariamente, os locais das aulas de esporte e de atividade física, inclusive das aulas de pilates, para manutenção de espaços e atendimento de demandas extraordinárias. Ainda em março, será disponibilizado um espaço mais adequado à prática da atividade. “Informamos, ainda, que está em andamento o processo de aquisição de novos equipamentos para a modalidade. Atualmente, seis profissionais ministram aulas para 19 turmas, cada uma com seis alunos (número adequado para atendimento personalizado)”, diz a nota.
“Em relação às aulas de hidroginástica, informamos que não há falta de equipamentos para o desenvolvimento adequado da atividade. Disponibilizamos 14 turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno, respeitando o tempo necessário para descanso e tratamento da piscina. Nossas turmas, cada uma com 30 alunos, são atendidas por três professores. Ressaltamos que não houve reclamação, por parte dos alunos, sobre a postura/condução da aula de nenhum de nossos profissionais”, completa a Funel.
A Fundação informa, ainda, que a limpeza das piscinas do Parque Aquático é feita por drenagem e, após o procedimento, o nível da água é resposto. “Em relação à temperatura da água dos equipamentos, seguimos rigorosamente a NBR 10.339/2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual preconiza que a temperatura adequada para piscina de natação deve ser entre 25°C a 28°C e para piscina de hidroginástica, entre 27°C e 29°C. Ressaltamos que a temperatura de cada piscina é verificada pelo menos três vezes ao dia”, aponta.