Uberaba segue com estoque deficitário da vacina contra a catapora, o que tem gerado preocupações entre profissionais de saúde e a população. O imunizante, que é aplicada em duas doses – uma aos 15 meses de vida e outra como reforço aos 4 anos – está em falta desde o início deste ano, afetando tanto o público infantil quanto os profissionais de saúde que também têm direito à imunização.
Após questionamentos por parte de ouvintes da Rádio JM, a reportagem entrou em contato com a coordenadora da Central de Vacinas de Uberaba, Priscilla Amaral, que estimou a previsão de entrega das doses para o próximo mês. Já a distribuição em larga escala deve ser regularizada no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“O contingenciamento dessa vacina se iniciou em setembro de 2023, e Uberaba começou o racionamento em dezembro do mesmo ano, porque tínhamos ainda um estoque. Em função do não abastecimento, em janeiro de 2024, acabamos ficando sem nada e, desde então, temos recebido poucas doses mensalmente em função do atraso da empresa que fornece ao Ministério da Saúde”, explica a coordenadora.
A falta do imunizante tem gerado insegurança para aqueles que estão com a imunização atrasada, especialmente para as crianças que dependem da vacina para prevenir essa doença, também conhecida como varicela, que é altamente contagiosa.
Diante da situação, Priscilla orienta que os pais aguardem que haja reposição suficiente para a retomada da vacinação. “Assim que possível, anunciaremos a chegada do imunizante e as crianças poderão se vacinar na sala de saúde mais próxima”, menciona.
Trabalhando para normalizar o abastecimento
A vacinação contra a varicela é parte do calendário básico do Ministério da Saúde e, em Uberaba, as doses estavam disponíveis para a população em postos de saúde, mas, diante da falta do imunizante, o acesso à vacina foi restrito. A situação é resultado de um problema no fornecimento de insumos para a produção das vacinas no Brasil, o que tem afetado diversas cidades.
A Central de Vacinas de Uberaba tem se empenhado em garantir o abastecimento de outras vacinas, como a DTP (difteria, tétano e pertussis), que continuam a ser aplicadas normalmente. No entanto, a prioridade agora é resolver a falta da vacina contra a varicela, especialmente considerando o impacto na saúde das pessoas.
A situação segue sendo monitorada e a Central de Vacinas reitera que está em constante comunicação com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), na expectativa de que a escassez do imunizante seja resolvida em breve, beneficiando a população com o retorno da vacinação regular.