A Central de Vacinas de Uberaba se prepara para a chegada do imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é o principal causador de bronquiolite em crianças pequenas e comum em pessoas de todas as idades. Segundo a enfermeira e referência técnica em imunização do município, Priscilla Amaral, a vacina deve chegar ao município a partir de novembro. As doses, fabricadas pelo Instituto Butantan em parceria e com a farmacêutica Pfizer, são indicadas para gestantes, pois transfere anticorpos pela placenta, garantindo a proteção do bebê nos primeiros seis meses de vida.
Em entrevista ao Pingo do J, Priscilla explicou que a vacinação na gestante, recomendada a partir da 28ª semana de gestação, tem como objetivo principal reduzir complicações graves em recém-nascidos, incluindo bronquiolite e pneumonia. “É uma vacina que vai proteger os bebês nos seus primeiros seis meses e é muito aguardada. O VSR é o vírus que mais mata nossos bebês e crianças atualmente”, destacou.
Para garantir aplicação segura e adequada, toda a equipe da Central de Vacinas participará, ainda em outubro, de um treinamento promovido pela Pfizer. “Minha próxima reunião é justamente com a representante da Pfizer, que vai dar um treinamento grande para todo mundo, preparando a chegada da vacina”, explicou Priscilla.
Além disso, encontros com ginecologistas da rede municipal serão realizados para reforçar a importância da prescrição do imunizante às gestantes. “As grávidas não devem deixar de tomar para garantir essa proteção a mais”, alertou.
No início deste ano, o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra o VSR seria incorporada ao SUS ainda em 2025, (https://jmonline.com.br/vacina-contra-bronquiolite-sera-incorporada-ao-sus-anuncia-ministerio-da-saude-1.476379) com imunização de gestantes entre 24 e 36 semanas de gestação, garantindo nascimentos de bebês já protegidos. A estratégia demonstra potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano e beneficiar aproximadamente 2 milhões de bebês, reduzindo complicações graves como bronquiolite e pneumonia.
A confirmação da distribuição aconteceu na última semana, quando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma parceria de transferência de tecnologia da vacina contra o VSR para o Instituto Butantan e a Pfizer, garantindo oferta gratuita no SUS a partir da segunda quinzena de novembro. Serão enviadas inicialmente 832,5 mil doses. Mais 1 milhão de doses estão previstas até dezembro, permitindo que estados e municípios organizem calendários locais de vacinação. A iniciativa fortalece a produção nacional de vacinas e reforça a autonomia do SUS, garantindo acesso gratuito e seguro a um imunizante essencial para a saúde materno-infantil.