IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra a gripe continua disponível para todos os públicos

Marconi Lima
Publicado em 25/06/2024 às 18:06
Compartilhar

Com a chegada do inverno, o Ministério da Saúde (MS) reforça a necessidade de que todas as pessoas se imunizem contra a gripe. Especialmente as consideradas do público-alvo para a vacina. Entre elas estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais, e pessoas em situação de rua. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Conforme dados do MS, em Uberaba, este ano, foram aplicadas 44.245 doses do imunizante contra o vírus Influenza. A maior parte do público vacinado é de idosos, com 20.394 doses aplicadas. Para os profissionais de saúde foram aplicadas 2.841 doses.

Nas crianças, foram aplicadas 4.733 doses, e 2.783 para pessoas com comorbidades. Nos professores foram 757 doses; para gestantes, 449, para pessoas com deficiência permanente, 331, e o público privado de liberdade, acima dos 18 anos, recebeu 178 doses. Os outros públicos tiveram menos de 100 doses aplicadas.

No caso da Influenza, ainda em maio, o Ministério da Saúde recomendou a proteção de todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A pasta já havia antecipado a campanha em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Também ajustou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro de 2023, atendendo às particularidades climáticas da região.

O ministério reforça a necessidade de que todas as pessoas se imunizem, especialmente as consideradas do público-alvo para a vacina. Entre elas estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais, e pessoas em situação de rua. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Conforme o MS, a vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem se imunizou em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por