Vagas ofertadas pelos cursos de iniciação profissional da Feti (Fundação de Ensino Técnico Intensivo) supre apenas 26% da busca feita por inscritos. Conforme dados da instituição, a procura média chega a 1.473 possíveis estudantes, enquanto o número de vagas ofertadas fica em 385.
Ainda, em relação à oferta para os cursos de qualificação profissional, o número de interessados diminui, de forma que as vagas suprem 64% da demanda de estudantes. A quantidade de vagas ofertadas chega a 333 enquanto a de inscritos fica em 518.
Questionada pelo Jornal da Manhã sobre a possibilidade de aumento na oferta de vagas, a instituição posicionou que os cursos de iniciação e qualificação profissional disponibilizam inscrições conforme a demanda do mercado e a capacidade operacional da entidade, com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento.
Ainda, dados apresentados pela Fundação apontam que entre 2020 e 2024, outras 92 empresas se tornaram parceiras na oferta de oportunidade para jovens. Hoje, são 201 empreendimentos parceiros, representando um aumento de 84%. Balanço da Feti aponta também que, em 2020, foram contratados 276 aprendizes, enquanto em 2024, já foram contratados 625, um crescimento de 126%. O programa de estágio, inaugurado em 2023, já conta com 95 jovens no serviço público.
Em relação aos cursos de qualificação profissional, foram mais de 1.300 alunos formados em cursos de qualificação profissional e um curso técnico em administração em parceria com o Sebrae, que já formou 77 alunos e têm 72 em formação. “Estamos cumprindo nossa missão de preparar os estudantes para o mercado de trabalho”, afirma a instituição, em nota.