Após a chave da cidade ser entregue oficialmente ao Rei Momo e à Corte Carnavalesca, começou nesta sexta-feira o Carnaval em Uberaba. O primeiro bloco a desfilar foi o Maria Boneca, nesta manhã, integrado pro usuários e profissionais da atenção básica psicossocial do município.
Carnaval em Uberaba já começou com o desfile do Maria Boneca, nesta sexta-feira (Foto/JC Duran)
Para a realização das festividades nos próximos quatro dias, a Superintendência de Trânsito organizou o fechamento temporário de vias da cidade. São esperadas cerca de 3.000 pessoas.
O Carnaval Geoparque Uberaba 2023 será realizado nos dias 18 a 21 de fevereiro e terá concentração na esquina das ruas Artur Machado com Alaor Prata, a partir das 16h. Na concentração haverá um palco com animação de DJs. A previsão é de que os blocos com o primeiro trio e com a corte carnavalesca saiam às 17h30. Os blocos terão apoio de dois trios elétricos, sendo um no início, antes do primeiro grupo, e o outro por último, fechando o desfile.
As ruas que atravessam a Arthur Machado, no trecho da Rua Alaor Prata até a Praça da Concha Acústica, serão interditadas, a partir das 14h, nos quatro dias de festa. Segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), tenente Weber de Almeida Januário, explicou ao Pingo do J, todo o entorno da Concha Acústica também será interditado para o tráfego de veículos durante a folia.
"Vamos fechar o trânsito no Centro, a partir das 14h, na circunferência da Arthur Machado, onde vai acontecer o evento", explica ele. De acordo com Januário, o trânsito nas ruas Segismundo Mendes, Alaor Prata, Lauro Borges e Padre Zeferino será fechado , além de interdição parcial na avenida Odilon Fernandes, no sentido Centro-bairro. Confira no mapa:
Todo o entorno da Arthur Machado sofrerá alterações no trânsito durante o Carnaval em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Januário ainda explica que caso o público compareça em massa e seja preciso, para resguardar a segurança dos presentes, o Comseg procederá ao fechamento de toda a avenida Odilon Fernandes. O secretário executivo do Comseg esclarece, ainda, que os moradores das vias interditadas não terão problemas com o trânsito local, que será liberado para acessarem as garagens de suas residências.
"Claro que na Arthur Machado, onde os blocos irão vir em sentido da Concha Acústica, é mais complicado. Mas, de acordo com a chegada dos blocos na Concha, a equipe da Codau vai fazendo a limpeza e, na sequência, o trânsito vai ser liberado. O nosso intuito não é causar transtorno nenhum ao trânsito no Centro da cidade e esperando que até por volta das 20h essa região da Arthur Machado esteja liberada", pondera ele.