Caso de furto de fiação na estação do BRT (Foto/Reprodução)
A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) divulgou que a Prefeitura de Uberaba destina aproximadamente R$ 1,2 milhão anualmente para reparar danos causados por atos de vandalismo em prédios públicos, praças, parques e outras áreas abertas.
Confira os casos mais recentes: Homem é flagrado furtando fiação elétrica estação do BRT
De acordo com Túlio Bento, superintendente de Serviços Urbanos, esses reparos são realizados com recursos e equipe própria do Governo Municipal. Alguns incidentes são recorrentes, como furtos de cabeamento em cemitérios municipais, iluminação pública, ecopontos, praças e prédios públicos, bem como furtos de cercas em áreas abertas.
Segundo a Sesurb, há inúmeros casos de vandalismo nos cemitérios, envolvendo roubo de adornos metálicos e depredação de túmulos. De janeiro de 2022 a junho de 2023, foram registrados 40 casos de vandalismo na iluminação pública. Nos ecopontos, ocorreram mais de 50 incidentes por mês, e cerca de 20 casos de furto de cabeamento em escolas, praças e museus. Além disso, ainda estão pendentes a recuperação de 5 km de cercas de áreas verdes, como Áreas de Preservação Permanente (APP).
Em incidentes recentes, nesta segunda-feira (5), uma equipe da Sesurb está realizando reparos na rotatória da Avenida João XXIII, após um ato de vandalismo na semana passada, que resultou no furto de cabos de energia. A equipe reconstruirá o sistema e concretará o eletroduto. Além disso, luminárias foram furtadas hoje no Centro Socioeducativo de Uberaba (Ceseur). Na semana passada, a equipe realizou a repintura do obelisco vandalizado na Praça do Grupo Brasil.