POR 12 HORAS

Vazão do rio Uberaba está crítica e Codau fecha reservatórios por 12h

Os níveis dos centros de reservação caíram de 49,6% na madrugada de terça para 22,7 às 16h e o rio Uberaba ofertava apenas 900 litros de água por segundo

Da Redação
Publicado em 24/09/2024 às 17:12Atualizado em 25/09/2024 às 08:19
Compartilhar

Imagens desta terça-feira (24) mostram a gravidade da situação do rio Uberaba (Foto/Divulgação)

 Apesar da ocorrência de algumas chuvas isoladas em regiões da cidade na semana passada, a situação do rio Uberaba em nada melhorou e a sua vazão chegou na tarde desta terça-feira (24) a 900 litros por segundo, contando com o sistema de transposição do rio Claro acionado. O reforço do rio Claro bombeia cerca de 500 litros por segundo. Com níveis dos reservatórios em 22,7% na tarde desta terça-feira (24), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) fechou todos os centros de reservação às 17h dessa terça-feira, com a previsão de abertura às 5h de quarta-feira.

O Plano de Contingência aprovado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) autoriza a Codau a fechar os centros de reservação de forma emergencial sempre que os níveis estiverem inferiores a 20%. Nesta terça, com a baixa oferta de água no rio Uberaba e uma queda significativa de 49,6% na madrugada para 22,7% às 16h nos níveis dos reservatórios, foi decidido o fechamento a partir das 17 horas.

 “A situação a cada hora foi ficando mais crítica e requer a medida emergencial de fechamento dos reservatórios. Nos últimos dias, conseguimos manter a distribuição aberta durante todo o dia, por dezesseis horas e meia seguidas. Mas a situação dramática do rio Uberaba, com os extremos desta seca, sem chuva significativa há exatos 165 dias, é um cenário desesperador. Todos os recursos para suprirem a demanda de água de Uberaba estão aí. Agora, somente com economia muito intensa, na mesma proporção da seca, será possível atravessar esta semana sem chuva e de altas temperaturas”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau.

Também está em vigência o decreto 6516, que declara situação de emergência de desabastecimento de água tratada no município. Sendo assim, quem for flagrado desperdiçando água na cidade pode sofrer de advertência a multa, conforme a Lei Municipal 10.270/2007.

O documento autoriza que todos os órgãos municipais, dentro de suas competências, possam agir ao constatar a ocorrência de desperdício de água e apoiar nas ações de combate ao gasto em excesso. Os procedimentos a serem adotados diante da constatação do uso indiscriminado de água estão previstos na Lei que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída em Uberaba. Entre as sanções, a lei prevê multa no valor de uma Unidade Fiscal do Município (UFM) – R$379,87 – ao infrator.

A população pode se informar sobre os boletins do abastecimento pelo site da Companhia, redes sociais @codauuberaba ou pelo Fale Codau 115.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por