Morador flagrou rompimento em tubulação da Codau a poucos metros da estrutura de captação
A Codau confirmou que o vazamento ocorre em uma adutora de água bruta, responsável por transportar o recurso captado no rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA) (Foto/Reprodução)
Um vazamento de grande proporção foi registrado nas proximidades da captação de água do Rio Uberaba, gerando desperdício expressivo e preocupação entre moradores. O caso foi denunciado por um leitor do Jornal da Manhã, que enviou imagens mostrando o volume de água jorrando a cerca de 100 metros da estrutura de coleta de água. A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que o problema ocorreu em uma adutora de água bruta e que o reparo será feito nesta terça-feira (11).
Segundo o denunciante, o vazamento, registrado no domingo (9), aparentava ocorrer em uma tubulação pertencente à companhia de água. “Depois ficam pedindo para a população economizar água, mas dentro do ‘quintal’ da Codau está esse desperdício enorme”, afirmou o morador.
Procurada pela reportagem, a Codau confirmou que o vazamento ocorre em uma adutora de água bruta, responsável por transportar o recurso captado no rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA). De acordo com a companhia, a manutenção foi programada já para a manhã desta terça-feira (11), uma vez que as equipes já estavam empenhadas em outros reparos no momento da ocorrência.
A autarquia ressaltou ainda que está em andamento a construção de uma nova adutora de água bruta, mais moderna e resistente, com mais de 2 mil metros de extensão. Desse total, 1.400 metros já foram instalados, utilizando tubos de 800 milímetros de diâmetro. A nova estrutura substituirá duas antigas, que frequentemente exigem manutenções emergenciais.