Além do anúncio dos vencedores, evento contou com apresentação de artistas locais (Foto/Divulgação)
Cerca de 4 mil pessoas estiveram no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa da ABCZ para prestigiar o melhor da culinária local e conhecer os seis vencedores do GostosURA 2024 - Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba, neste fim de semana. Foram dois dias de shows com artistas locais e a oportunidade de saborear os 21 pratos incríveis elaborados exclusivamente para esta edição que teve como tema o Geopark Uberaba.
O D'Moreira Peixe e Bar foi o grande vencedor desta edição na categoria “Prato Principal”, com o Brasciole a D'Moreira, um filé de tilápia envolto em filé mignon suíno infundido em especiarias, selado na manteiga, acompanhado de manteiga de abacaxi com vinho branco, chips de mandioca e camarões. O segundo lugar da categoria foi para Mascavo Canela Bolos, com o Chocodino, um bolo piscina de chocolate coberto com doce de leite e raspas de limão siciliano, finalizado com queijo ralado e dinobiscoitos. E a confeitaria Mascavo Canela ainda levou o prêmio de melhor prato com os votos do Júri Popular.
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Já a terceira colocação ficou a Piña Pizzeria, com a pizza de carne de sol com requeijão em barra, receita que leva um surpreendente mel picante. Na categoria Melhor Atendimento, o vencedor foi Tac Tac Tacos, que serviu um burrito inspirado em Beethoven Teixeira, figura muito conhecida na Terra dos Dinossauros (Peirópolis), cuja receita leva carne picada e desfiada, calabresa, bacon, molho de tomate, cream cheese, pico de galo (vinagrete espanhol que leva tomate, cebola roxa, pimentão amarelo, limão e azeite), pão árabe e muito tempero. Na categoria Melhor Apresentação, o vencedor foi o Fritis, com o prato Titanossauro Fritis, uma coxa de frango "virada" recheada com linguiça de porco caipira e queijo minas artesanal, creme de milho verde e uma farofa de pão de queijo crocante.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, durante o Festival foi arrecadada meia tonelada de alimentos. "São ações como essa que fortalecem a identidade coletiva e garantem que as futuras gerações conheçam e se orgulhem da herança cultural que construímos", destacou.
Os 21 pratos concorrentes foram desenvolvidos exclusivamente para o festival, com a ajuda de um Chef de Cozinha. Os participantes receberam consultorias personalizadas do programa Prepara Gastronomia, uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece orientações em marketing, gestão com foco no monitoramento de indicadores, atendimento, melhoria dos processos e incentivo ao desenvolvimento de novos produtos. “O GostosUra não apenas celebrou os sabores de Uberaba, mas também promoveu o desenvolvimento econômico e a valorização do nosso Geoparque, consolidando-se como um evento imprescindível no calendário da cidade”, destacou o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito.