DEVAGAR, DEVAGARINHO

Vendas de materiais escolares ainda está tímida em Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 07/01/2024 às 17:54Atualizado em 07/01/2024 às 17:55
Compartilhar

Kit escolar (Foto/Ilustrativa)

A procura por materiais escolares nas papelarias de Uberaba ainda está tímida. Alguns comércios já estão vendendo objetos para o próximo ano letivo desde novembro de 2023 e outros estimam que o período próximo da volta às aulas será o de maior movimento de pais e responsáveis pela compra da lista escolar.  

Ao Jornal da Manhã, o empresário Ricardo Santos aponta que parte dos responsáveis têm se organizado e antecipado as compras. “Por exemplo, em outubro nós chegamos a vender cinco listas escolares e nós comemoramos. Em novembro e dezembro, a procura foi crescendo de forma um pouco tímida, mas agora, no mês de janeiro, realmente aumenta bastante”, afirma.  

Santos revelou também que alguns clientes destinaram o 13º para a compra dos materiais, diferente da situação constatada pela empresária Mara Valim. Conforme Mara, durante o período de dezembro, o interesse do consumidor foi voltado para artigos pessoais, do período natalino, como roupas e sapatos. Tendo a procura por materiais se mostrado maior apenas no início de janeiro.  

O consenso entre os comerciantes é que os produtos em alta são os básicos, já tradicionais nas listas fornecidas pelas escolas, como cadernos, lápis, borrachas, etc. Também há congruência nos preços. De acordo com o pesquisado pelo Jornal da Manhã, os estabelecimentos não devem ter novo reajuste de preço próximo à volta as aulas, além do aumento estabelecido no início do ano.  

"Aumento a gente já teve tanto em livros, quanto em material, uma média de 10%, se a gente considerar, é tipo uma inflação. O que acontece é que quando a pessoa se antecipa ela tem uma grande variedade de opções para escolher. Então, se a pessoa vier mais no final de janeiro, começo de fevereiro, já acabou muita coisa e ficam menos opções. Mas aqui nós não temos esse costume de subir preço”, afirma Ricardo Santos.  

Santos informa ainda que o preço varia principalmente conforme à imagem exposta no item. “A diferença pode chegar a ser até o dobro do preço, por questão de marca e licença. Por exemplo, eu pego um caderno de marca x que custa R$12, capa dura, de um material bacana. Um caderno da mesma marca com a capa do Star Wars, que tem a licença do Star Wars sai R$24”, finaliza. 

Para quem quer economizar, a orientação é que faça pesquisa de preço com antecedência em mais de um estabelecimento e evite fazer as compras nos últimos dias antes do retorno às aulas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por