Começa nesta sexta-feira (22) o verão, que perdurará até 20 de março. Diferentemente do que foi registrado no final de 2022 e início de 2023, quando a quantidade de chuvas aumentou significativamente, a estação será marcada por chuvas localizadas e muito calor em Uberaba.
A primeira chuva de verão já foi registrada na noite desta quinta-feira (21). De acordo com a climatologista Wanda Prata, ela foi causada pela chegada de um sistema que cobre a parte sul e sudoeste da cidade, além do município de Água Comprida. A temporada será marcada por chuvas isoladas em Uberaba e região.
“Nosso verão será de chuvas localizadas, mas bastante dispersas dentro do município. Ninguém ficará sem chuva. No total, ficaremos muito próximos da média acumulada do período”, afirma. É válido citar que a média histórica de chuva registrada nos meses de janeiro, fevereiro e março são 202,4 mm, 224 mm e 186,6 mm, respectivamente.
Ainda, a região pode ser surpreendida com a formação de sistemas convectivos, que podem trazer chuvas significativas em alguns pontos, juntamente com ventania e granizo. “Há 50% de chance de ocorrer e não há como prever. Tivemos esse incidente na Bahia, onde acumularam mais de 200 milímetros de água e não conseguiram prever a chegada”, explica Wanda Prata.
A climatologista analisa que o verão será 2 a 3 graus acima da média, além do clima seco que deve chegar em fevereiro. “Fevereiro pode ser mais seco, porque estamos aguardando um inverno muito rigoroso para o hemisfério norte, devido à descida das massas de ar frio, que são gigantescas, porque o calor na região tropical foi para o Polo Norte e está trocando. Ele está ficando lá e está empurrando as massas de ar frio para baixo”, alerta a climatologista.