Chefe do Executivo rebate especulações e revela que adequações no projeto precisavam ser feitas para baratear custo da obra. Os recursos ainda dependem de liberação Federal
Creche de Uberaba (Foto/Reprodução)
Construção de creche para atender o bairro Anatê ainda aguarda posicionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para liberação de verba. A informação é da prefeita Elisa Araújo, em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM.
A chefe do executivo rebateu especulações nas redes sociais de que a verba estaria em caixa na conta da Prefeitura de Uberaba. “Foi dito aí que o dinheiro estava na conta e isso não é verdade. Precisava vencer algumas etapas burocráticas”, afirma.
Elisa revelou que o projeto de construção da creche passou por algumas alterações para baratear o custo da construção do imóvel. “O projeto que estava lá previa o muro de arrimo, que era quase o preço da escola. Então, era muito difícil vencer essas etapas e o Celso [Neto], assim que entrou, reuniu a equipe de engenharia e fez uma readequação no projeto, permitindo que não fosse necessário a implantação daquele muro de arrimo fazendo um talude que trazia segurança para as crianças”, afirma.
A líder do Executivo pontua que, atualmente, o projeto aguarda aprovação do FNDE para a liberação da verba e início da construção. Elisa Araújo lembrou que o deputado federal Zé Silva (Solidariedade) também destinou emenda para construção de uma quadra poliesportiva para as crianças do bairro.
A unidade aguarda liberação de recursos para início da construção desde 2018. A obra passou a fazer parte de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), assinado entre a Secretaria Municipal de Ensino (Semed) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 2023. O objetivo do termo é suprir a necessidade de mil vagas em creches para crianças em Uberaba. Além dela, outras quatro unidades também são previstas, segundo o secretário de Educação, Celso Neto, com perspectiva de zerar a fila até 2025.