TUDO ERRADO

Vereadora denuncia maus tratos a animais no Parque do Mirante

Moradora retirou alimento de colônia de gatos que habita no local, desrespeitando lei municipal. Militar teria apoiado conduta criminosa.

Rafaella Massa
Publicado em 25/02/2024 às 12:59Atualizado em 26/02/2024 às 09:01
Compartilhar
Lei municipal garante alimentação de animais em vulnerabilidade (Foto/Reprodução/Instagram)

Lei municipal garante alimentação de animais em vulnerabilidade (Foto/Reprodução/Instagram)

Vereadora Denise Max (Patriota) volta a denunciar descaso com a causa animal em Uberaba. Ao Jornal da Manhã, ela relata que gatos comunitários foram alvo de maus-tratos na rua José Pimenta Camargo, no Parque do Mirante, onde uma moradora se recusou a aceitar a estrutura montada por protetoras de animais para alimentação dos mesmos. Denise ainda informa que a Polícia Militar (PM) foi acionada e que a superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura, está ciente da situação. Contudo, a parlamentar lamenta que não tenha havido uma solução para o caso, uma vez que a lei que garante os cuidados aos animais comunitários não está sendo respeitada em Uberaba.

De acordo com a vereadora, o caso ocorreu nesta quinta-feira (22) após a moradora retirar o alimento dos animais comunitários que vivem em um terreno na localidade. A mulher alega que removeu os itens porque os gatos estariam entrando em sua casa.

“Eu tentei entregar a lei para ela, mas ela começou a falar que não tinha que ler, que não interessa se tem lei, que ela não quer. Se os gatos estão entrando em sua casa, ela deve ir ao Ministério Público fazer uma representação para que a Prefeitura retire os gatos que estão incomodando o município. Nós simplesmente estamos cumprindo a lei. Eles vão morrer de fome?”, relata Denise.

Além da legisladora e militante da causa animal, a Polícia Militar (PM) foi acionada por uma protetora que se responsabilizou pela alimentação dos animais. No entanto, para o espanto de ambas, o agente de segurança apoiou a atitude da moradora, burlando a lei municipal.

“Um policial chegou a dizer que não gosta de bichos. Nem a legislação eles conheciam. Ele estava do outro lado conversando com a proprietária e, infelizmente, ele ficou do lado dela, o que não pode ocorrer. Gostando ou não, ele tem que ser imparcial, porque o nosso questionamento ali era que ela estava tirando as vasilhas. A moça que coloca comida lá estava assustada, pediu auxílio para nós, porque essas coisas podem terminar em agressão, e eles não querem entender que a lei existe e deve ser cumprida, como qualquer outra lei. Nós temos o direito de colocar comida em qualquer espaço público”, relata.

Ainda de acordo com Denise, a superintendente de Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura, esteve no local e afirmou que encaminhará os animais para uma fazenda. No entanto, Max alega que o manejo para retirada dos animais é muito complexo.

“A superintendente foi até lá, conversou com a proprietária e disse que iria retirar os gatos e levá-los para uma fazenda. A moça [protetora] está castrando todos os gatos ali, capturando e castrando, fazendo todo o serviço da Prefeitura. Aí vem uma superintendente que vai prestar um desserviço, dizendo que vai retirar os gatos. Você acha que gatos se acostumam em fazendas? A protetora disse que iria verificar o local para ver se daria certo, mas não dará certo. O habitat deles é ali, o realocamento de gatos é muito complicado, estávamos conversando com o promotor, mas não sobre esse fato, algumas horas antes”, pontua.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre a transferência dos animais. No entanto, até o momento, não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.

Ainda, a PM foi questionada sobre a conduta do militar. Em nota, a confecção do REDS foi realizada conforme protocolos estabelecidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por