Prefeitura de Uberaba anunciou o credenciamento da profissional junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para auxiliar o pequeno produtor a vacinar o rebanho
Secretaria do Agronegócio (Sagri) anuncia o credenciamento de técnica veterinária junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para auxiliar o pequeno produtor a vacinar o rebanho contra a brucelose, em Uberaba. Serão atendidos também agricultores, de acordo com informações da pasta. A médica veterinária Lara Rocha será credenciada no Programa de Controle da Brucelose e Tuberculose no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar a meta vacinal no município, que está abaixo da expectativa.
De acordo com o chefe de Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, Luís Filipe Leite Sabino, com o credenciamento da veterinária ao sistema do IMA, o que é feito de maneira online, serão cadastrados também zootecnistas que comporão a equipe da Sagri na prevenção à brucelose em Uberaba. “Claro, a médica veterinária é quem se responsabilizará pela frente municipal, cuidando da emissão de receitas, atestados e a logística, como um todo”, esclareceu.
Para a veterinária Deise Macedo, coordenadora Regional do IMA em Uberaba, a medida será muito importante no sentido de alcançar a meta vacinal contra a brucelose. Ela lembrou que, enquanto no estado o índice chegou a 85%, o que é o desejável, em Uberaba o percentual ficou em 76% em 2022.
“Assim, com uma equipe da Secretaria do Agronegócio auxiliando na educação sanitária e na vacinação do rebanho de pequenos produtores, a expectativa é de atingir a meta vacinal (acima de 80%) e, quem sabe, num futuro próximo, contribuir para a erradicação da brucelose em Minas”, destacou.
Segundo Deise Macedo, as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores na vacinação, vão desde encontrar técnico disponível para ir até a propriedade vacinar poucos animais, questões financeiras e mesmo falta de informação sobre a importância e obrigatoriedade da imunização. A expectativa da veterinária Lara Rocha é de que a Sagri comece a atuar em meados do próximo mês.
“Além do cadastramento da equipe, precisamos adquirir equipamentos básicos”, completou. A ideia, disse, é de formar grupos de pequenos produtores, seguindo logística de localização e aquisição de vacinas. Lara ressaltou que a medida defendida pelo secretário Agnaldo Silva, não só ajudará na prevenção da doença, que é o mais importante, como evitará penalizações para o pequeno produtor.
O alvo da vacinação contra a brucelose são as bezerras com idade entre 3 e 8 meses, podendo haver reforço para alguns animais acima da faixa etária estabelecida. O rebanho não imunizado fica sujeito ao acometimento da brucelose que, dentre outras coisas, provoca aborto, mastite e redução da produção leiteira, sendo a mesma transmissível a outros animais, inclusive, para humanos.
Deise Machado, coordenadora Regional do IMA em Uberaba, recebe o chefe de Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, Luís Filipe Leite Sabino, e a médica veterinária Lara Rocha, que será cadastrada para auxiliar o pequeno produtor na vacinação contra a brucelose (Foto/Divulgação PMU)