ORIENTAÇÃO

Vigilância fiscaliza venda de pomadas de cabelo no comércio de Uberaba

Fiscais da Vigilância investigados pela PC têm restrições de atuação

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 01/03/2023 às 15:45Atualizado em 01/03/2023 às 16:07
Compartilhar
Operação foi realizada em estabelecimentos comerciais da cidade de Uberaba nesta quarta-feira (1°) (Foto/Luiz Henrique Cruvinel)

Operação foi realizada em estabelecimentos comerciais da cidade de Uberaba nesta quarta-feira (1°) (Foto/Luiz Henrique Cruvinel)

A Vigilância Sanitária Municipal esteve, na tarde desta quarta-feira (1⁰), em operação de orientação aos comerciantes sobre a venda de pomadas para modelar e trançar cabelos, proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dois agentes, além da chefe do Departamento, Luiza Vilela, percorreram os centros comerciais da cidade para alertar os empreendedores da retirada imediata dos produtos nas prateleiras.

Segundo Luiza Vilela, a operação está dividida em duas etapas. Nesta quarta, são visitadas as lojas de cosméticos e na semana que vem, salões de beleza. "Os responsáveis serão avisados sobre a necessidade de tirar essas mercadorias das prateleiras e deixá-las apenas no estoque até que novas orientações do Ministério da Saúde sejam repassadas", esclareceu.

A proibição de comercialização tem prazo de 90 dias, até que sejam feitas novas análises e novos estudos sobre o aumento de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso. Depois desse período, se mantida a proibição, a Vigilância Municipal retornará às lojas para realizar as notificações.

"O que vemos é que os empreendedores já estão atentos. Muitos já retiraram os produtos do mercado e aguardaram pela repercussão nacional da proibição. Agora vamos aguardar as disposições da Anvisa", finalizou Luiza.

Entre os eventos relatados pelos usuários desses produtos estão perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

De acordo com as informações disponíveis e os comunicados da Agência Nacional, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso das pomadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por