A Vigilância Sanitária realizou três cursos de capacitação para açougueiros, desde que Uberaba aderiu à resolução de boas práticas para comércios varejistas de carnes. A informação é da chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Uberaba, Luiza Vilela, que participou de entrevista na Rádio JM, no programa JM News 1ª Edição.
“Nós já tivemos diversas reuniões com os açougueiros. Vai fazer um ano que a gente adotou essa resolução do Estado e, desde o ano passado, já promovemos três cursos de capacitação aos açougueiros. A Legislação exigem que um responsável técnico do açougue faça um curso de capacitação”, lembra.
A resolução mencionada por Vilela é a 7123 da Secretaria de Estado de Saúde. O curso tem abordagem ampla com conteúdo abordando desde questões simples sobre os recipientes até os mais aprofundados sobre a proteína animal.
“O curso envolve microbiologia da carne, rotulagem e embalagem, as boas práticas de fabricação, as condições higiênicas próprias para produção. Eles precisam desse curso e a gente ofereceu de graça”, detalha.
A qualificação teve apoio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, com ministração do conteúdo feita pelos professores da instituição.