O Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar a VII Semana da Saúde Bucal de Uberaba, entre os dias 21 e 25 de outubro. A iniciativa procura promover a conscientização e o esclarecimento sobre a importância da detecção precoce da doença periodontal e do tratamento no serviço público.
A VII Semana da Saúde Bucal de Uberaba conta com a parceria do curso de Odontologia da Uniube, da Associação Brasileira de Odontologia - Regional Uberaba e do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais.
Leia também: Outubro Rosa: Acompanhe a programação desta semana
A Semana será aberta com uma palestra no dia 21, às 8h30, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. Com o tema "Doença periodontal: um problema de saúde pública", o evento será ministrado pelo mestre e docente em periodontia, Max Antonio Alves Giani. O profissional irá abordar os protocolos simplificados para controle de doenças periodontais.
Conforme a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Nomelini, as palestras da Semana da Saúde Bucal de Uberaba se estenderão por todo o mês de outubro e novembro, para atingir um número maior de pessoas. Também serão promovidas atividades na Atenção Básica de Saúde e em escolas municipais, com foco na conscientização de adolescentes e adultos.
“Este encontro visa também proporcionar a qualificação dos profissionais da saúde bucal, com palestras abordando as mais recentes tecnologias de enfrentamento dessa patologia. Fora isso, realizar ações educativas com a população em escolas e nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde serão distribuídos kits de higiene bucal”, pontuou.
A doença periodontal é uma condição infecciosa, imunológica e inflamatória que afeta as estruturas de proteção e sustentação do dente, e pode ser classificada em gengivite (forma mais leve da doença) e periodontite (forma mais grave).
Altamente prevalente no Brasil, a periodontite pode ter como consequência a perda dos dentes, atuando também como fator de risco para diversas doenças de caráter sistêmico, como as cardiovasculares. Vale destacar que outras condições de caráter sistêmico e consideradas casos de saúde pública no Brasil, como tabagismo e diabetes, agravam e dificultam o tratamento da doença periodontal.
“Dessa forma, o diagnóstico precoce, a prevenção e o tratamento da doença periodontal devem estar disponíveis nas redes de atendimento à saúde, pois promover uma política de manutenção da saúde periodontal impacta diretamente em uma melhor qualidade de vida para a população”, esclareceu Márcia Nomelini. Além disso, a profissional acrescentou que, durante a Semana da Saúde Bucal, a população será orientada sobre onde procurar ajuda em Uberaba, por meio do SUS.
Os interessados em participar da palestra “Doença periodontal: um problema de saúde pública” podem se inscrever pelo link: https://uniube.br/curso/presencial/extensao/vii-semana-da-saude-bucal-de-uberaba--doencas-periodontal-um-problema-de-saude-publica-3740. O Centro Administrativo está localizado na Av. Dom Luiz Maria de Santana, 141 - Santa Marta.