A Dra. Danielle Borges recomenda evitar locais fechados e aglomerações (Foto/Divulgação)
Febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares e mal-estar geral estão entre os sintomas sentidos por pessoas que contraíram o vírus da gripe (Influenza H1N1). As mudanças climáticas têm provocado o aumento de casos na cidade e região. A infectologista cooperada da Unimed Uberaba, Dra. Danielle Borges Maciel, esclarece que há medicamentos antivirais que devem ser prescritos por um médico e administrados nas primeiras 48 horas do início dos sintomas.
De acordo com a médica, a transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, por isso, é importante tomar cuidado ao tossir ou espirrar, pois os sintomas da gripe demoram até três dias para se manifestar.
Leia também: Insuficiência renal pode ser mais grave em idosos
A gripe normalmente tem início abrupto e provoca febre alta, dor de cabeça e no corpo, mal-estar e fraqueza. Observa que o quadro de tosse pode se estender até seis semanas e ocorrerem complicações, como pneumonia viral e bacteriana.
O diagnóstico é clínico, mas, conforme a médica, pode ser confirmado por teste de swab de nasofaringe, principalmente em casos de pacientes que precisam ser hospitalizados, por causa da gripe, com a forma mais grave da doença, em especial, pessoas com mais de 65 anos e gestantes.
É possível prevenir o contágio, por meio da imunização, disponibilizada e atualizada anualmente, e, segundo a infectologista, também com a adoção de medidas de higiene, cobrindo a boca quando tossir ou espirrar e mantendo as mãos limpas. “É aconselhável àqueles que apresentem sintomas gripais, o uso de máscara para sair de casa e evitar locais fechados e aglomerações.” Recomenda ao paciente com sintomas gripais que intensifique as medidas de higiene e procure atendimento médico, pois o profissional conduzirá o quadro, a partir da avaliação clínica, grupos de risco e estado vacinal.