Uberaba entra para o mapa da viticultura nacional com o lançamento do primeiro vinho totalmente produzido no município, desde o plantio das uvas até o engarrafamento (Foto/Ilustrativa)
Com o Natal se aproximando, a busca por vinhos para harmonizar ceias e brindar momentos especiais está em alta. E os amantes da bebida têm um motivo a mais para celebrar: Uberaba entra para o mapa da viticultura nacional com o lançamento do primeiro vinho totalmente produzido no município, desde o plantio das uvas até o engarrafamento. A data já está marcada para 2 de março, aniversário da cidade.
Cristiane Marega, sommelière e representante da vinícola uberabense responsável pelo feito, contou em entrevista na Rádio JM que o projeto é recente, mas já apresenta resultados promissores. “A videira é muito nova, estamos no segundo ciclo ainda. No primeiro, produzimos apenas 300 garrafas de rosé e branco, que ficaram como reserva da família. Agora, no segundo ciclo, temos 2 mil garrafas de tinto, além de 300 de rosé e 300 de branco”, conta.
A precificação dos rótulos está em fase de apuração e promete alinhar qualidade e acessibilidade.
O lançamento da bebida no aniversário de Uberaba, em 2025, promete ser mais que uma celebração, mas um convite para os amantes de vinho apreciarem o sabor único de um produto 100% local.
Cultivo no bioma do cerrado mineiro
Cristiane fala também sobre as principais uvas produzidas na região. “Em Uberaba, são cultivadas 14 variedades de uvas para a fabricação de vinhos, sendo a Syrah (vinho tinto) e a Sauvignon Blanc (vinho branco) as mais adaptáveis ao clima de cerrado, proeminente em nossa região”, explica.
Atualmente, a vinícola familiar trabalha com metade de sua capacidade total de produção. Mas é possível que sejam produzidos até 50 mil litros de vinho ao ano.