Vítimas de acidentes de transito são a maioria no tratamento de fraturas e traumatismos dentro do Centro de Reabilitação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). No Centro são atendidas apenas lesões de alta complexidade.
Segundo o médico fisiatra Fausto Gonzaga de Freitas, são diversas as especialidades atendidas pela equipe multidisciplinar no Centro. “Primeiro são feitos um acolhimento, consulta médica, solicitação de aparelhos para auxiliar no dia-a-dia, caracterização socioeconômica e familiar, triagem por outros terapeutas, e só depois começa o tratamento. Hoje o Centro atende apenas atendimentos de alta complexidade, como lesões medulares, traumatismo, AVC, paralisia cerebral, entre outros”, pontua.
Responsável técnica pelo atendimento, a fisioterapeuta Maria de Lourdes Borges conta que 98% dos pacientes com fraturas e traumatismos são vítimas de acidentes de trânsito. “Destes, aproximadamente 85% são acidentes com motocicletas. É importante ressaltar que o Centro atende 27 municípios da região”, completa.
O Centro de Reabilitação realiza todo o trabalho de readaptar pacientes portadores de deficiências físicas, temporárias ou definitivas, para reintegrá-los à sociedade.