HISTÓRIA

“Viva o Centro” tem Edição Especial e fará circuito dentro do Parque Fernando Costa

Publicado em 05/05/2023 às 22:56Atualizado em 05/05/2023 às 22:57
Compartilhar

Acontece neste sábado, a partir das 10h, a Edição Especial do Aspirante Geopark Uberaba - Terra de Gigantes, dentro do “Circuito Viva o Centro”. O projeto da Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), tem parceria com a Fundação Cultural (FCU), o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico (Conphau) e o Arquivo Público. Essa será a primeira de três caminhadas culturais especiais voltadas para os sítios e geossítios, que, além do Parque Fernando Costa, também incluirá os gigantes Chico Xavier e os Dinossauros, em Peirópolis.

Segundo o presidente do Conphau e superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Luiz Mário Molinar, com início no Museu do Zebu, nessa edição especial os participantes serão levados a conhecer histórias do Parque Fernando Costa, onde acontece neste período a 88ª edição da ExpoZebu, conhecida como a maior feira pecuária do mundo. 

“Esse será um passeio de conhecimento, curiosidades e cultura por essa área tão emblemática da cidade, com orientações de historiadores, arquitetos e professores”, afirmou. 

Segundo a presidente da Associação Geopark, Paula Cusinato, esse é um dos melhores desafios que um município com as riquezas históricas de Uberaba pode ter nos dias de hoje. Isso incentiva a comunidade a trabalhar e a colocar em prática ações relacionadas à educação. Também exige profissionalismo e uma organização estrutural alinhada com as melhores práticas internacionais ligadas ao turismo. 

“O grande objetivo é ser mais um geoparque chancelado pela Unesco. As consequências positivas desta chancela estão diretamente ligadas a realizar um modelo de trabalho e desenvolvimento econômico sustentável e educacional”, pontuou. 

A secretária executiva do Geopark, Lúcia Cruvinel, explicou que a entidade global valoriza o desenvolvimento da educação, cultura e ciência no mundo todo. 

“Só existem 177 geoparques no mundo e Uberaba pode se tornar mais um, devido à sua riqueza histórica, cultural, natural e geológica, que engloba nossos fósseis de dinossauros”, destacou. Lúcia acrescentou que toda essa diversidade credencia o Município a ser um geoparque mundial. 

História. Em novembro do ano passado, Uberaba enviou um dossiê formalizando sua candidatura e documentando todas as questões e compromissos exigidos pela Unesco. Confiante na chancela, Lúcia Cruvinel considera que será um divisor de águas para a cidade nos eixos educacional, econômico, turístico e de desenvolvimento sustentável. 

Está prevista para julho próximo a chegada de uma comissão avaliadora da Unesco em Uberaba para validar o programa e ações integradas, como o projeto Viva o Centro, já que parcerias como essa são de grande valia dentro dos critérios avaliativos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por