HISTÓRIA

“Viva o Centro” tem Edição Especial e fará circuito dentro do Parque Fernando Costa

Publicado em 05/05/2023 às 22:56Atualizado em 05/05/2023 às 22:57
Compartilhar

Acontece neste sábado, a partir das 10h, a Edição Especial do Aspirante Geopark Uberaba - Terra de Gigantes, dentro do “Circuito Viva o Centro”. O projeto da Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), tem parceria com a Fundação Cultural (FCU), o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico (Conphau) e o Arquivo Público. Essa será a primeira de três caminhadas culturais especiais voltadas para os sítios e geossítios, que, além do Parque Fernando Costa, também incluirá os gigantes Chico Xavier e os Dinossauros, em Peirópolis.

Segundo o presidente do Conphau e superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Luiz Mário Molinar, com início no Museu do Zebu, nessa edição especial os participantes serão levados a conhecer histórias do Parque Fernando Costa, onde acontece neste período a 88ª edição da ExpoZebu, conhecida como a maior feira pecuária do mundo. 

“Esse será um passeio de conhecimento, curiosidades e cultura por essa área tão emblemática da cidade, com orientações de historiadores, arquitetos e professores”, afirmou. 

Segundo a presidente da Associação Geopark, Paula Cusinato, esse é um dos melhores desafios que um município com as riquezas históricas de Uberaba pode ter nos dias de hoje. Isso incentiva a comunidade a trabalhar e a colocar em prática ações relacionadas à educação. Também exige profissionalismo e uma organização estrutural alinhada com as melhores práticas internacionais ligadas ao turismo. 

“O grande objetivo é ser mais um geoparque chancelado pela Unesco. As consequências positivas desta chancela estão diretamente ligadas a realizar um modelo de trabalho e desenvolvimento econômico sustentável e educacional”, pontuou. 

A secretária executiva do Geopark, Lúcia Cruvinel, explicou que a entidade global valoriza o desenvolvimento da educação, cultura e ciência no mundo todo. 

“Só existem 177 geoparques no mundo e Uberaba pode se tornar mais um, devido à sua riqueza histórica, cultural, natural e geológica, que engloba nossos fósseis de dinossauros”, destacou. Lúcia acrescentou que toda essa diversidade credencia o Município a ser um geoparque mundial. 

História. Em novembro do ano passado, Uberaba enviou um dossiê formalizando sua candidatura e documentando todas as questões e compromissos exigidos pela Unesco. Confiante na chancela, Lúcia Cruvinel considera que será um divisor de águas para a cidade nos eixos educacional, econômico, turístico e de desenvolvimento sustentável. 

Está prevista para julho próximo a chegada de uma comissão avaliadora da Unesco em Uberaba para validar o programa e ações integradas, como o projeto Viva o Centro, já que parcerias como essa são de grande valia dentro dos critérios avaliativos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por