Cartilha lançada em 30 de dezembro reúne critérios técnicos, limites para poda e lista de profissionais credenciados; supressão só com autorização da Secretaria de Meio Ambiente

Pelo material, o corte de árvores só pode ser realizado com autorização da secretaria (Foto/Divulgação)
A Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba publicou orientações para moradores que precisam solicitar poda ou corte (supressão) de árvores na cidade. O conteúdo está reunido na Cartilha de Avaliação de Risco Arbóreo , lançada em 30 de dezembro, e reforça que intervenções feitas sem critério técnico podem aumentar o risco de queda, além de gerar danos ambientais e ameaça à segurança.
Pelo material, o corte de árvores só pode ser realizado com autorização da secretaria. Já a poda é permitida, desde que respeite limite máximo de 30% da copa e seja executada por pessoas físicas ou jurídicas credenciadas. A secretaria informa que mantém uma lista pública e atualizada desses profissionais no portal da Prefeitura.
A cartilha também chama atenção para sinais que indicam possível risco e exigem avaliação especializada. Entre eles estão inclinação acentuada, raízes expostas, cavidades no tronco e presença de fungos. Nesses casos, a recomendação é não fazer intervenções por conta própria e acionar os órgãos responsáveis para que sejam definidas medidas de manejo, priorizando alternativas ao corte, como podas corretivas e tratamentos fitossanitários.
O que a cartilha reforça
Corte (supressão): apenas com autorização da Secretaria de Meio Ambiente
Poda: permitida com até 30% da copa e feita por profissionais credenciados
Risco aparente: evite mexer e comunique aos canais oficiais
Canais de atendimento (Uberaba)
Cidade Ativa: 0800 940 0101 | (34) 3318-0800
Secretaria de Meio Ambiente: (34) 3318-0310
Defesa Civil: 199
Cemig: 116
Corpo de Bombeiros: 193