Região soma 40 loteamentos aprovados desde 2020 e se consolida como principal eixo de valorização da cidade
Dados da Seplan apontam que, entre 2020 e 2025, foram aprovados 40 novos loteamentos na região, sendo 12 deles de acesso controlado ou condomínios fechados (Foto/Divulgação)
A zona sul de Uberaba tem se destacado como o principal vetor de crescimento urbano do município nos últimos cinco anos. Dados da Secretaria de Planejamento (Seplan) apontam que, entre 2020 e 2025, foram aprovados 40 novos loteamentos na região, sendo 12 deles de acesso controlado ou condomínios fechados. O levantamento confirma o avanço da urbanização planejada e o aumento do interesse de incorporadoras e investidores pelo setor imobiliário local.
O crescimento é impulsionado pela busca de moradores por áreas com melhor infraestrutura, segurança e qualidade de vida, além da proximidade com vias estratégicas e serviços. Com isso, a zona sul deixa de ser apenas uma alternativa habitacional e passa a ser referência de valorização em Uberaba.
Segundo Evandro Paiva, diretor comercial de um dos novos empreendimentos da região, o movimento representa “um novo capítulo da expansão urbana da cidade”. Ele destaca que o mercado imobiliário tem migrado naturalmente para a zona sul, que reúne fatores de atração como localização privilegiada, conforto e contato com a natureza, estimulando loteadoras a desenvolverem projetos mais estruturados e sustentáveis. “Nós vislumbramos essa migração natural do mercado para a zona sul, região que reúne todos os fatores de atração — desde o fácil acesso a vias estratégicas até o perfil de público que busca conforto, segurança e contato com a natureza”, observa.
O diretor cita ainda o lançamento de um novo residencial privativo com diferenciais inéditos na cidade, como áreas de lazer completas, espaço para pessoas 60+, pet place com piscina — o primeiro da cidade — e amplas áreas verdes. Mais de 60% dos terrenos já foram vendidos, e a localização na zona sul foi apontada por diversos compradores como fator decisivo para a escolha do imóvel. Segundo Paiva, “o crescimento não ocorre apenas em volume, mas também na qualidade dos projetos, que hoje entregam um conceito de moradia, e não apenas lotes”.
A expansão da zona sul também reflete o papel do planejamento urbano, que busca direcionar o desenvolvimento de Uberaba de forma equilibrada, com melhorias em infraestrutura viária, saneamento, iluminação e oferta de serviços. O resultado tem sido um ambiente cada vez mais valorizado para moradia e investimento.