Caiu do cavalo quem duvidou que o Promotor José Carlos Fernandes viesse a aceitar o acordo com o ex-prefeito Anderson Adauto para por um ponto final nos obstáculos judiciais à candidatura dele. Considerado o principal “algoz” do então prefeito, o Promotor de Justiça da 15ª Promotoria foi autor das principais ações judiciais que resultaram em condenações de Anderson, no passado. Mas, nesta quarta-feira, as partes firmaram acordo judicial e agora falta muito pouco para Anderson poder, finalmente, voltar a disputar as eleições para prefeito de Uberaba. Alegria para seus correligionários, desespero para os adversários. Com Anderson na disputa o quadro se complica muito para os outros candidatos.
PRÓXIMA ETAPA
Cauteloso, Anderson avalia que o acordo firmado nesta quarta-feira com o Ministério Público foi “um grande passo”, uma vez que coloca um fim nas ações judiciais que pesavam contra ele. Mas ele ainda tem um novo desafio a vencer, que é o restabelecimento de seus direitos políticos. Esses direitos políticos não podem ser tratados em acordo. O restabelecimento terá de ser pleiteado na Justiça Eleitoral. O certo é que o acordo com o MP era considerado o mais difícil obstáculo, algo quase impossível de ser alcançado. E foi superado.
BEM MELHOR
Por falar em Anderson Adauto, ele viu com bons olhos a troca do comando da Petrobras em relação aos projetos da planta de amônia em Uberaba e do nosso gasoduto. Jean Paul Prates, o ex-presidente, não se entusiasmava muito com esses projetos. Tinha outros planos para a Petrobras. Já a futura presidente tem mais sensibilidade para as questões políticas e desenvolvimentistas do país.
BRAÇO FORTE
Nesse episódio da troca do presidente da Petrobras, quem saiu fortalecido foi o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele e Jean-Paul Prates vinham falando línguas diferentes há muito tempo...
COMO ASSIM?
Acredite, se quiser. A concessionária Eco50 resolveu impedir os acessos às propriedades rurais, postos de combustíveis e demais empresas comerciais e industriais a partir da rodovia 050. E vão entrar por onde? Por drone? Helicóptero? Jatinho?
MALUQUICE
Por conta dessa decisão absurda da concessionária, o Judiciário está abarrotado de ações propostas pela Eco050 para impedir a utilização dos acessos. A concessionária alega que esses acessos estão tecnicamente irregulares, assim como não têm autorização para usar a rodovia. Depois de anos e décadas de acessos pela BR 050, vem a concessionária agora querer faturar com essa situação. Que tal?
DESIGNAÇÃO
Advogado bem posicionado e exímio colunista, Marco Túlio Reis acaba de ser designado professor de Direito na FETI. Um reforço e tanto para os quadros docentes da Fundação!
ESPERANÇA
Vinda do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) trouxe esperança aos uberabenses. Segundo a ativista Catarina Leopoldino, o presidente André dos Anjos se comprometeu em melhorar a assistência médico-hospitalar em Uberaba durante reunião com a prefeita Elisa e os vereadores Anderson Dois Irmãos e Lu Faquineli. Nos últimos anos, os servidores estaduais, tanto da ativa quanto aposentados, têm padecido com a falta de médicos nos quadros de prestadores de serviços do Ipsemg em Uberaba. Não raro se veem obrigados a se deslocar até Uberlândia para consultas, cirurgias e exames. Os usuários querem que o Instituto amplie seu quadro de prestadores de serviço aqui na cidade.
MUITA BUROCRACIA
Segundo Catarina Leopoldino, o credenciamento de médicos junto ao Ipsemg é extremamente burocrático, exigindo o preenchimento de uma série de documentos. Nenhum médico tem tempo, nem paciência para enfrentar esse desafio. Por isso, foi pedido ao presidente André dos Anjos que destaque um servidor do próprio Ipsemg para cuidar dessa burocracia, visando o credenciamento de novos profissionais.
TOMBAMENTO
Tombamento de carreta na alça de acesso da avenida Nonô Prata à BR 050, na tarde desta terça-feira, chamou a atenção de curiosos. Por incrível que pareça, a Polícia não acompanhou o trabalho de recuperação da carga, nem mesmo para evitar ação de bandidos no local.
QUASE
Fechamento do acesso da avenida Tutunas à avenida Alexandre Barbosa está quase concluído. Nos últimos dias foram realizadas as obras de estreitamento do canteiro central da Alexandre Barbosa, assim como já entrou em funcionamento do semáforo na esquina seguinte à do fechamento. Todo cuidado é pouco ao transitar no local. A propósito, aqui vai uma sugestão: melhorar a iluminação naquela região onde foram realizadas as obras.
PALMAS!!!
Anúncio da retomada dos voos entre Uberaba e Campinas pela Azul, a partir do dia 7 de agosto, agradou em cheio os uberabenses. De acordo com a companhia aérea, os voos serão diários, saindo do nosso aeroporto às 5h30, chegando em Viracopos às 7h. De lá até São Paulo, capital, tem ônibus da própria Azul, assim como no retorno. Já o voo de Campinas para Uberaba irá decolar por volta de 23h, chegando aqui à meia noite e meia, mais ou menos. Esse voo dará aos uberabenses a oportunidade de um bate-volta a São Paulo, no mesmo dia. Melhor, impossível! Caberá agora aos uberabenses garantirem ocupação de pelo menos 75% das aeronaves, nesse novo trajeto.
VETERANOS
O Jockey Club de Uberaba está prestes a sediar uma emocionante etapa do Torneio de Tênis VTC, organizado pelo Veterano Tênis Clube. Com inscrições disponíveis até 1º de junho, o campeonato ocorrerá de 7 a 9 de junho. Torneio está aberto tanto para atletas sócios quanto não sócios, oferecendo a chance para os amantes do esporte mostrarem suas habilidades e competirem em um ambiente acolhedor. Além disso, o clube estará aberto para os convidados dos atletas, independentemente de serem sócios ou não.