ALTERNATIVA

Novas inconsistências levam Fazenda a adiar vencimento do IPTU

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 28/02/2023 às 21:48Atualizado em 01/03/2023 às 21:41
Compartilhar

Prorrogada a data de vencimento da segunda parcela do IPTU, com desconto. No final da tarde desta terça-feira, o secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, confirmou que a nova data para pagamento sem multa e juros é 10 de março. A decisão foi tomada devido a novas inconsistências no programa, conforme esta coluna já havia alertado na edição de ontem.  No entanto, quem não conseguiu pagar nesta terça-feira, terá de emitir nova guia para pagamento. O secretário Roberto Tosto orienta, inclusive, que o contribuinte aguarde pelo menos 15 minutos para efetuar o pagamento, pois o Banco do Brasil não processa o código de barras imediatamente após a emissão da guia. Mais essa…

MAIS PROBLEMA
Outra orientação passada pelo secretário Roberto Tosto: quando o código de barras da guia do IPTU não for reconhecido pelo banco, o contribuinte terá de emitir uma nova guia. Isso porque aquela guia que apresentou erro na leitura do código de barras certamente já foi baixada no sistema da Prefeitura. 

Haja paciência para o contribuinte e para o pessoal da Fazenda, que tem sido demandado a todo instante com reclamações sobre as guias de IPTU 2023!

E A CREDIBILIDADE?
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Tosto revelou que espera desde a semana passada a entrega da lista nominal dos 596 credores de IPTU 2023 para dar início ao processo de reembolso. Mas a Codiub não conseguiu cumprir o compromisso na data marcada, mas prometeu a entrega para esta quarta-feira. Por cautela, a equipe da Secretaria da Fazenda vai conferir nome por nome, valor por valor, para evitar mais um problema!  Diante de tanta lambança da Codiub e sua terceirizada Sonner, não dá para confiar numa lista sem conferi-la com lupa!

SEM PREJUÍZO
Inicialmente a ideia do secretário da Fazenda era entrar em contato por telefone com os contribuintes que pagaram IPTU a maior, informando o valor do crédito, e solicitando número do banco, da agência e conta corrente para o ressarcimento. Mas já se chegou à conclusão que será impossível ligar para 596 pessoas. Além disso, há vários casos de inquilinos que pagaram o IPTU, mas no cadastro da Prefeitura só constam nomes de proprietários dos imóveis. Resultado: a opção será o envio de correspondência pelos Correios, para o endereço do imóvel. Assim, se o inquilino for o credor, deverá apresentar o contrato de locação e cópia do recibo de pagamento, para ter o reembolso.

Já imaginou a mão de obra que o pessoal da Fazenda vai ter? Benza Deus!

REEMBOLSO SEMANAL
Tão logo essas etapas sejam vencidas, o secretário Roberto Tosto pretende promover devoluções às sextas-feiras. Assim, os contribuintes que se manifestarem entre segunda e quinta-feira, terão o ressarcimento na sexta. Claro que esse procedimento vai valer apenas para aqueles que têm direito ao reembolso de 20 reais ou mais.

DINHEIRINHO NO BOLSINHO
Por falar em Codiub, está marcada para esta quarta-feira, dia 1º de março, a assembleia geral da companhia para deliberar sobre o reajuste salarial dos diretores e criar mais um cargo, o de diretor comercial. Vale lembrar que a Codiub não tem produto algum na prateleira para oferecer ao mercado, mas sua folha salarial bate a marca dos R$ 400 mil mensais. 

E O BÚFALO FOI PRO BREJO…
Imperou o bom senso. Prefeitura decidiu revogar a licitação para contratação de agência de publicidade. Nem poderia mesmo levar adiante essa concorrência, já que a licitante classificada em primeiro lugar não sabe distinguir um búfalo de um boi zebu. A peça publicitária apresentada à Comissão Julgadora virou chacota na cidade. Veja abaixo:

Búfalo ou boi Zebu? (Foto/Redes Sociais)

QUAL É A PAUTA?
Nem os convidados estão sabendo qual será a pauta da reunião orquestrada pelo vereador Luizinho Kanecão com os secretários Beethoven Oliveira e Caio Presotto, para esta quarta-feira, às 14h. Foram convidados o presidente Fernando Mendes e os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, formada pelo próprio Luizinho, Túlio Micheli, Baltazar da Farmácia e China.

CALMA, GAROTO!
Presidindo a audiência pública da saúde nesta terça-feira, o vereador Luizinho Kanecão perdeu a paciência com cidadã que se manifestava de forma estridente nas galerias. Luizinho chegou a se confundir, dizendo que não se tratava de uma audiência pública, mas de uma sessão para prestação de contas da saúde. O ativista Jurandir Ferreira não se conteve e, quando teve direito de se pronunciar, corrigiu o vereador sem meias palavras.

IBOPE LIMITADO
A audiência pública para prestação de contas da Saúde contou com a presença de apenas 7 dos 21 vereadores. Desde o comecinho da audiência lá estavam Luizinho Kanecão, Túlio Micheli e Samuel Pereira. Mais tarde chegaram Cabo Diego e Rochelle Bazaga. No finalzinho da audiência apareceram Caio Godoi e Lu Faquineli.  Embora integrem a Comissão de Saúde da Câmara, os vereadores Baltazar da Farmácia e China não prestigiaram a audiência pública.

E O PISO?
Túlio Micheli protocolou ontem pedido de audiência pública para debater o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem, bem como das parteiras. Intenção é falar sobre o assunto, antes que o Município avance no projeto de alteração do Plano de Carreira. 

Tem mais: o vereador quer explicações do município sobre a demora na aplicação dos recursos da Vale, assim como o valor atual, os projetos que estão prontos e previsão de datas para as respectivas viabilizações. Túlio detalha, inclusive, a posição de outros municípios contemplados com recursos da Vale e o que já fizeram em benefício da comunidade. Tem informações preciosas no requerimento.

O vereador vai esperar a resposta do Município, mas, se não for apresentada, ele promete levar o caso ao Ministério Público.

SOM ALTO
O custo dos shows de aniversário de Uberaba incomodaram o vereador  Marcos Jammal, a ponto de levá-lo a apresentar projeto visando limitar, daqui pra frente, os valores de contratação de shows com dispensa de licitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por