QUE CONFUSÃO!!!
Recapeamento da avenida Guilherme Ferreira foi retomada nesta quinta-feira, mas causou uma tremenda confusão no trânsito. Sem qualquer aviso à população e principalmente àqueles que moram e trabalham na avenida, muita gente reclamou da dificuldade de sair ou chegar em casa ou no trabalho. Mostrando completa falta de planejamento e de organização interna entre as secretarias municipais, essa obra provocou um congestionamento monstruoso nas ruas da Constituição, Frei Paulino, do Carmo, Madre Maria José, Getúlio Guaritá e por aí foi. Até as ambulâncias tiveram dificuldade de acessar os hospitais naquela região. É o tal negócio: aquilo que poderia estar sendo comemorado, que é o asfalto novo, acabou gerando um tremendo desgaste para o governo, por falta de comunicação e de organização. Francamente!
ATENDIMENTO SUSPENSO
Por volta de 9h, a Uniube comunicou a suspensão do atendimento aos pacientes em tratamento no campus centro, localizado exatamente na avenida Guilherme Ferreira. Todas as atividades das Clínicas Integradas, bem como as acadêmicas, foram prejudicadas pela dificuldade de acesso ao campus. Em nota, a Uniube destacou o seguinte: “A instituição pontua que as obras estão sendo feitas pelo Governo Municipal e que não foi previamente avisada sobre a limitação do acesso ao campus, o que prejudica, inclusive, pacientes que chegariam de ambulância para atendimento”. Vale destacar que o serviço prestado pela Uniube nas suas clínicas é todo pelo SUS, ou seja, sob gestão da própria Prefeitura, o que mostra que internamente as secretarias municipais não se comunicam. Lamentável!
CADÊ O GUARDA?
Ninguém ignora que o efetivo da Guarda Municipal é pequeno, e dos agentes de trânsito menor ainda. Mas, num caso como o do recapeamento do trecho mais movimentado da avenida Guilherme Ferreira, era de se prever o transtorno que a obra causaria ao trânsito e destacar pessoal para o controle e disciplina do tráfego de veículos. Ou, no mínimo, colocar faixas ou placas advertindo os motoristas que determinado trecho estaria interditado para obras. É uma questão de respeito com as pessoas.
TUDO PRONTO
Novos integrantes da diretiva do Democrata Cristão (DC) passaram a manhã e tarde desta quinta-feira debruçados sobre o documento para prestação de contas do partido, referente aos anos de 2020 e 2021. Nessa época, o DC estava sob outro comando em Uberaba, mas a “bomba” estourou somente agora. Segundo o vereador Cabo Diego Fabiano, que está filiado ao Democrata Cristão, os documentos foram protocolados por volta de 16h pelo advogado Luiz Antônio Novais de Oliveira Júnior junto à Justiça Eleitoral para regularizar a situação do partido.
COMPROMISSO
Negociação, não. Compromisso. Assim explicou o ex-deputado Franco Cartafina sobre as tratativas entre seu grupo político e a Pastora Regiane Isidoro, que resultaram na entrega do comando do Avante para o grupo político dela. Franco ressaltou, ainda, que o pessoal da Pastora é de alto nível e deve fortalecer o grupo político deles. “Estamos dividindo também as responsabilidades. Tem muita gente boa se juntando.”
PARTIDO INTEIRO
A explicação de Franco Cartafina para a entrega do Avante à Pastora Regiane alicerça nos “resquícios de 2020, que causaram muito desconforto a ela”, nas palavras do ex-deputado. Para quem não se lembra, Regiane foi pré-candidata a prefeita pelo PSDB, mas, na última hora, levou uma rasteira do partido ao argumento de que sua candidatura não seria viável. Com isso, ela acabou não entrando sequer na disputa pela Prefeitura de Uberaba.
QUESTÃO DE ESTRATÉGIA
Somente depois do dia 6 (sábado), o triunvirato formado por Franco, Paulo Piau e Tony Carlos vai definir qual dos três irá colocar seu nome como candidato a prefeito. No entanto, Franco não confirma, nem desmente, que os três podem sair candidatos, individualmente, para se juntarem lá na frente, num eventual segundo turno. Tudo vai depender de pesquisas qualitativas, que estão sendo feitas periodicamente pelo grupo.
BOM EXEMPLO
Presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silvam, passou a quinta-feira em Uberaba participando do evento “Mind”, Minas Indústria. Antes, porém, ele visitou a Aciu, onde assinou um protocolo de intenções para formalizar a parceria entre as partes em 2024. Na reunião com a diretoria da Aciu, Marcelo contou que o Sebrae formatou um projeto que vai criar a primeira moeda municipal em Minas, para incentivar a circulação do dinheiro no próprio município. A nova moeda, chancelada pelo Banco Central, só terá valor na compra e venda dentro do município, porém, com incentivo de um desconto no preço final ao consumidor. Com isso, além de fortalecer o comércio local, a nova moeda terá a vantagem para o consumidor ao comprar um produto mais barato. A estreia da nova moeda será na pequena Resplendor, e, em seguida, em Monte Verde, onde a moeda local já foi batizada de “verdinha”.
SÓ ETANOL
A propósito, Marcelo Souza e Silva contou também que toda a frota do Sebrae Minas está sendo abastecida exclusivamente com etanol. É a forma que encontrou para prestigiar a indústria mineira (usinas alcooleiras) e fortalecer a economia do Estado. Ao todo o Sebrae conta com 150 veículos.
BAZAR DO BEM
Na sexta-feira (5) o dia todo e sábado (6), até 14h, a loja Esmê Nasser Store Home vai vender itens maravilhosos a preços inacreditáveis, na campanha #ajudeaLurdinha. Esse movimento surgiu na ACIU, para ajudar a associada Lurdinha a se reerguer, depois que bandidos levaram todo o seu estoque e as peças da nova coleção que ela nem havido tirado da caixa. As diretoras da Aciu, capitaneadas pelas empresárias Paula Missom, Esmê Nasser e Maria de Lourdes Costa Fernandes, se uniram nesta causa, e recolheram dezenas de itens, que vão de bijuterias finas (S&B inclusive) a roupas importadas doadas para o bazar, passando por óculos de sol com etiqueta, calçados de grife e muito mais. Os preços vão de 5 a 300 reais. Você compra produtos de qualidade, paga baratinho, e ajuda uma pessoa que merece.