Surpresa!!! Vai custar algo em torno de R$ 4 milhões o serviço da Codau para refazer as redes de água e de esgoto na rua Arthur Machado. Segundo o presidente José Waldir, ali ainda existe tubulação de amianto, ferro, cerâmica e outros materiais jurássicos que precisam ser trocados antes da implantação do projeto de revitalização idealizado pela Seplan. De onde virão os recursos para a troca das redes ainda não se sabe. Mas é certo que essa obra terá de ser feita antes da revitalização e de uma só vez. Não dá para fazer quarteirão por quarteirão, porque as redes não admitem emendas.
Não bastasse essa questão, o presidente José Waldir destaca que será necessário chamar a Cemig para rever a rede elétrica da Arthur Machado. Há suspeitas de que debaixo da terra ainda tenha fiação vinda da antiga subestação, naquela famosa esquina com a rua Padre Zeferino. Sem contar as redes de telefonia e fibra ótica…
Está aí um tremendo problema para ser destravado antes de se falar em repaginação da Arthur Machado.
VAPT VUPT
Nem só de más notícias vivemos nós. O presidente José Waldir conta que a empresa contratada para fazer o cadastramento das redes de água e esgoto já concluiu 47% do trabalho em menos de um ano. O contrato prevê duração de 3 anos para a conclusão do serviço, sendo 33% ao ano. Mas, nesse ritmo que o trabalho vem sendo executado, poderá ser concluído até o final de 2023, ou no mais tardar no início de 2024.
NA BICA
Já está na Secretaria de Governo a minuta do projeto de lei instituindo a coleta seletiva de lixo em Uberaba.
VAI ATRASAR
Início das operações da coleta regional de lixo foi adiada para 7 de abril. Era para começar agora, no dia 7 de fevereiro, mas não deu certo. Até lá, a Codau vai continuar responsável pela gestão do lixo.
AGENDAS DIFERENTES
Ex-prefeito Anderson Adauto e a prefeita Elisa passaram a quarta-feira na capital federal. Anderson se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que está à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Anderson apresentou ao ministro Alckmin os detalhes do projeto do gasoduto, assim como da fábrica de amônia em Uberaba (foto abaixo). Ele obteve o compromisso de uma nova rodada de reuniões, assim que o novo presidente da Petrobras assumir o cargo. De acordo com Anderson, para esse próximo encontro serão chamados também os ministros da Agricultura e de Minas e Energia, para colocarem o projeto em andamento.
Com essas ações, o projeto de viabilizar o gasoduto de São Carlos (SP) até Uberaba e a implantação da planta de amônia avançam já nesse início do governo Lula.
(Foto/Divulgação)
VISITA
Prefeita Elisa não participou da reunião com o vice-presidente da República. Mas visitou a deputada federal Ana Paula Leão, em Brasília. Ana Paula é esposa do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e obteve boa votação em Uberaba. No final do dia, tanto Elisa quanto a deputada Ana Paula postaram fotos da visita nas suas redes sociais. Veja:
(Foto/Arquivo Pessoal/Ana Paula)
SOB TRILHOS
Na corrida contra o tempo perdido, as chances de Uberaba dar um salto de desenvolvimento nos próximos anos passa sob trilhos do trem de ferro. Um dos maiores experts em projetos ferroviários é uberabense e chegará aqui nesta quinta-feira. Trata-se do engenheiro Renato de Ulhôa Barbosa, há décadas radicado em Brasília, onde fez carreira. Esta semana conversei demoradamente com ele sobre o futuro das ferrovias na nossa região. Segundo Renato, há chances reais de ser reativado o ramal ferroviário que corta o Distrito Industrial 2, onde se localizam o Porto Seco e dois respeitáveis silos graneleiros, o da Certrim e o da Atlas Armazéns.
DORMIU NO PONTO
Boa parte dos trilhos e dormentes da ferrovia que existia no DI 2 foi roubada. A VLi, que detém a concessão, tinha obrigação de zelar por esse patrimônio, mas negligenciou. Renato de Ulhôa Barbosa defende que esta é a hora de cobrar da VLi que reponha os trilhos no lugar. Sugere, inclusive, que a prefeita Elisa encaminhe uma carta à ANTT exigindo a recomposição desse ramal ferroviário. “É um trabalho de formiguinha, mas tem tudo para dar certo”, ressalta Renato.
TUDO PRONTO
Como expert em projetos ferroviários, Renato de Ulhôa Barbosa ainda destaca que a recomposição desse ramal no DI2 não será tão cara quanto ficaria uma ligação entre Uberaba e Peirópolis. Menos da metade do preço, segundo ele. Isso porque o ramal tem em torno de cinco quilômetros apenas. Além disso, a VLi tem estoque de trilhos e dormentes. Basta Uberaba agir rápido e de forma eficiente.
VANTAGENS
Mas, para que recuperar esse ramal ferroviário? - você deve estar perguntando. Simples: para o escoamento mais rápido e mais barato da produção agrícola da região, em especial dos grãos. Das fazendas até os armazéns e dali até os portos para exportação, esses produtos terão de ser transportados. Se for por ferrovia, certamente o custo será bem menor. Isso sem contar que a China deve comprar um volume recorde de milho brasileiro em 2023…
FALTÔMETRO
Equipe médica da Unidade São Cristóvão criou um “medidor” das faltas de pacientes às consultas marcadas, batizado de “faltômetro”. E olha que o “faltômetro” teve muito trabalho em janeiro. Para se ter uma ideia, dos 310 pacientes agendados com os reumatologistas da unidade, nada menos que 123 faltaram à consulta. Com os médicos oftalmologistas o índice de faltas foi menor, mas ainda assim alto: dos 439 agendados, 124 não apareceram para a consulta. Com os ortopedistas o número de faltosos chegou a 180 de um total de 550 agendados. Pois é.
MAIS PROBLEMAS
Depois que a Alternativa alertou, a Prefeitura admitiu mais uma inconsistência no sistema de emissão de guias de IPTU. Nesta quarta-feira, em nota, admitiu que “algumas guias de pagamento de IPTU 2023 saíram com um valor sem o desconto de 15% ou 20% ao qual o contribuinte tem direito, mas o código de barras estava programado com o desconto”.
Ah, Jesus! Não está fácil pagar o IPTU este ano…
QUE PELEJA!
Na mesma nota sobre a nova inconsistência detectada nesta terça-feira, “a Secretaria da Fazenda informa que ainda não tem os dados precisos para providenciar a devolução a quem pagou a maior e resolver aqueles pagamentos a menor, sendo que o primeiro caso é prioridade”.
Deus salve o contribuinte uberabense e dê perseverança à equipe da Secretaria da Fazenda para achar o “fio dessa meada”.