A ideia não é mais ampliar o Calçadão, mas fazer uma via compartilhada entre carros e pedestres em que a velocidade máxima seria de 20 km/h
Rua Artur Machado (Foto/Jairo Chagas)
Licitação para obra de revitalização da rua Artur Machado pode ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. Se houver concordância dos lojistas, a secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento, afirmou que o edital pode ser publicado em maio para contratar empresa responsável pelas alterações no trecho.
Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, a titular da pasta explicou que a proposta não é mais extinguir o trânsito de veículos e prolongar o Calçadão exclusivo para pedestres ao longo de toda a rua Artur Machado, mas sim criar uma via que possa ser compartilhada entre pedestres e carros.
A proposta envolve a redução do limite de velocidade na Artur Machado para 20 quilômetros por hora. Desta forma, os carros andariam mais devagar e haveria maior tranquilidade para os pedestres circularem pela área. “O foco seria o ser humano [...] O motorista que quiser trafegar mais rápido vai ter que escolher outra rota”, ponderou.
Dentro da proposta inicial, as calçadas seriam ampliadas e ganhariam novos bancos. Além disso, o pavimento da pista também seria modificado e colocado quase no nível do passeio – semelhante ao que foi feito na praça Rui Barbosa.
Conforme a secretária, a intenção seria dividir a obra de revitalização da Artur Machado em duas etapas. A primeira fase seria no trecho entre a praça da Concha Acústica até o entroncamento com a avenida Presidente Vargas. Só depois, haveria a adequação nos dois últimos quarteirões da via até a esquina com a rua Governador Valadares.
Apesar da expectativa quanto à publicação do edital, a secretária ponderou que a confirmação do cronograma dependerá do andamento das discussões com os lojistas e moradores da área sobre o projeto. Segundo ela, novas reuniões estão programadas nos meses de fevereiro e março com a comunidade local, que pode inclusive apresentar sugestões que levem a alterações na proposta inicial discutida esta semana.