ALTERNATIVA

Presidente da Câmara eleva o tom com o Governo Elisa

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 02/02/2023 às 20:58Atualizado em 03/02/2023 às 21:07
Compartilhar

RECADO DIRETO
Já passava de 23h da quarta-feira, quando o vereador Fernando Mendes fez seu primeiro pronunciamento como Presidente da Câmara. E o tom foi de advertência ao governo municipal: “Não adianta tentar intervir nesta Casa. Esta Casa é independente. Ela não é um puxado da Prefeitura. Mesmo tendo passado um ano e seis meses na liderança do governo, eu não me coloco na posição de puxado da Prefeitura” - destacou o Presidente. Segundo Fernando Mendes, “seremos cordiais, sim. Mas manteremos a nossa independência. Não estou aqui para fazer nenhuma provocação ao governo ou à prefeita Elisa. Mas é importante deixar registrado, nesta primeira sessão plenária, a independência desta Casa, a independência dos Poderes.”

NA BRONCA
Ainda no seu primeiro pronunciamento como presidente do Legislativo municipal, Fernando Mendes reclamou que há 15 dias a prefeita Elisa não atende aos vereadores, seja por telefone ou mensagem. Além disso, frisou que alguns secretários ignoram os vereadores. Pediu ao líder e vice-líder que levassem o recado ao governo, embora nenhum dos dois estivesse no plenário no momento da fala do presidente.

GUINADA 180º
Fernando Mendes ainda surpreendeu ao frisar em alto e bom som que “a partir de hoje, assumo uma postura que a população está cobrando deste vereador. Digo que não vim aqui para passar pano. Não coloquei meu nome para ser Presidente para ser conivente com as coisas erradas, nem com gestões que não têm projetos estruturantes para mudar nossa cidade”.

O que terá provocado essa guinada de 180 graus na postura do vereador Fernando Mendes, que sempre pautou pela serenidade?

PEGOU PESADO
Sem citar nominalmente o secretário de Educação, o Presidente Fernando Mendes não poupou críticas ao ex-colega Celso Neto, a quem acusou de mudar de postura ao assumir cargo no governo municipal. “Não vou ser conivente com pessoas que se diziam técnicos, profissionais, juristas, que se diziam sabedores, quando passaram por esta Casa. Hoje estão no governo, fazendo um monte de coisa errada lá e sendo contraditório com tudo o que pregou quando esteve nesta Casa. Estamos dando um ajeito no transporte das crianças. Estamos fazendo besteiras em desrespeito aos profissionais da Educação desta cidade, quando não reconhecemos que aqui tem profissionais filhos desta terra em condições de assumir uma secretaria como adjunto. Cadê o profissionalismo? E a senhora Elisa está sendo conivente com isso. Não sou oposição. Mas não vou ser conivente com as coisas erradas”. 

TUDO OU NADA
Para arrematar, o Presidente Fernando Mendes prometeu uma nova sede para o Poder Legislativo. Segundo ele, “o local é inapropriado”. Ressaltou, também, que a mudança de endereço  deixou de ser uma questão de “capricho ou vaidade de presidente, da Mesa Diretora ou da legislatura”, para se tornar uma “questão de necessidade”. 

“Ou faço uma gestão disruptiva, ou rasgo meu diploma de vereador” - prometeu Fernando Mendes.

AFINANDO A VIOLA
Não bastasse o “cartão amarelo” na sessão da Câmara, nesta quinta-feira o presidente Fernando Mendes recebeu em seu gabinete o ex-prefeito Paulo Piau. Até aí nada demais, pela relação de amizade e até partidária que têm. Mas aí o presidente postou no seu instagram uma foto da reunião (veja abaixo), com a seguinte legenda: “Reunião produtiva com Paulo Piau. Na oportunidade, debatemos sobre as obras iniciadas na gestão do ex-prefeito e que hoje ainda estão travadas na Prefeitura”.

Como interpretar tudo isso? Qual a sua opinião?

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

EXPECTATIVA
Vai sair neste mês de fevereiro o edital de chamamento dos proprietários de imóveis rurais para recuperação de matas ciliares e nascentes, na famosa APA (Área de Preservação Ambiental) do Rio Uberaba. O produtor rural que aderir ao programa Águas Cristalinas não terá despesa alguma, segundo o presidente José Waldir, já que a Codau bancará todos os custos da preservação dessas áreas. Mas não terão qualquer remuneração pela Codau, nesse primeiro momento. Talvez no futuro.

PAROU POR QUÊ?
Presidente da Codau garante que o projeto da barragem da Prainha não foi abandonado. Em que pesem as críticas contra a demora no andamento das etapas dessa obra, versus a rapidez com que o projeto de captação de água no Rio Grande vem sendo tratado, José Waldir assegura que até junho o novo projeto estará pronto para licitação. Até lá, estão sendo executadas a sondagem e o levantamento topográfico da área.

PROJETO PADRÃO
De agora em diante a Codau terá projeto padrão para construção de reservatórios, com bombas da mesma marca, mesmo modelo de construção etc. Isso para evitar os transtornos com a manutenção dos reservatórios, porque cada um tem um padrão específico, um modelo ou marca de bomba e por aí vai. Custo de manutenção fica caríssimo, segundo José Waldir. 

PASSOS LENTOS
Na avaliação de Cássia Cristina Silva, responsável pela gestão da limpeza pública pela Codau, a antiga responsável pela poda e capina em Uberaba pisou no freio e desacelerou a prestação do serviço à medida em que o contrato foi se aproximando do fim. Novembro e dezembro praticamente não trabalhou. Com isso, a cidade ficou puro mato. 

A partir de janeiro, com a nova contratada assumindo o serviço, as equipes de limpeza passaram de 8 para 28 e isso vai começar a ser sentido pelos uberabenses em breve, segundo Cássia. 

MUDANÇA DE ESQUEMA
O esquema de poda e capina inicialmente traçado teve de ser alterado. A princípio, a ideia era começar o serviço pelos bairros até chegar ao centro da cidade. Mas a sujeira era tanta e as reclamações também, que a Codau optou por montar equipes específicas para praças, avenidas principais e, depois, seguir para os bairros. Cássia espera que a cada 35 dias as equipes possam retomar o serviço nos mesmos bairros, para manter a cidade limpa. Oremos!

MAIS LUZ, POR FAVOR
A partir de pedido protocolado pelo vice-prefeito Moacyr Lopes no dia 30 de janeiro, a Sesurb vai incluir mais dois trechos urbanos de rodovias no programa de iluminação. O primeiro será na BR 262, entre o viaduto de entroncamento com a BR 050 até o Residencial 2000. O outro, na MG 427, desde o entroncamento com a BR 050 até a entrada dos loteamentos Chácaras Vila Real e Recanto das Flores. Boa! 

MAIS ATENÇÃO
A propósito da BR 262, apoio do governo de Minas à duplicação da rodovia entre Uberaba e Belo Horizonte foi um dos pleitos apresentados pela Aciu ao vice-governador Mateus Simões, durante sua visita a Uberaba. O presidente Anderson Cadima e o diretor Eduardo Azank (foto abaixo) reforçaram no ofício a necessidade de maior atenção do governo de Minas também com a pavimentação da Filomena Cartafina. A ordem de serviço para a empreiteira recapear as pistas foi dada em outubro, e apenas 10% do serviço foi executado até agora. Pior é que onde recapeou já reapareceram os buracos, o que sinaliza má qualidade do asfalto usado, ou serviço mal feito. O governo do Estado precisa fiscalizar o serviço, para não deixar o dinheiro ir pro ralo…

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por