ALTERNATIVA

Presidente da Petrobras promete rever preço do gás

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/05/2024 às 09:12Atualizado em 29/05/2024 às 21:25
Compartilhar

NÃO TEM VOLTA
Primeira entrevista concedida pela nova presidente da Petrobras reforçou as expectativas de que o nosso polo gás-químico está a um passo de se concretizar. Magda Chambriard declarou que “a Petrobras precisa ajudar a desenvolver o mercado de fertilizantes”, setor este que enfrenta dificuldades há décadas e padece com a dependência do produto importado. Não é surpresa para ninguém que a competitividade do produto brasileiro é impactada frontalmente pelo preço interno do gás, o que acabou inviabilizando a nossa planta de amônia no governo Dilma. Agora, a Petrobras está disposta a rever sua posição e flexibilizar o preço do gás.

MÃOS DADAS
Palavras de Magda Chambriard: “Está no nosso (leia-se Petrobras) planejamento estratégico a questão dos fertilizantes. O Brasil importa 80% dos fertilizantes que utiliza, e uma grande parte são fertilizantes nitrogenados. A Petrobras vende petróleo e gás. Então, se ela tem um produto gás, faz sentido ser vendido para fertilizantes”. Além disso, a nova presidente da Petrobras foi clara ao afirmar que a companhia poderá baixar o preço do gás para ganhar mercado, mas não venderá o gás a qualquer preço para a indústria de fertilizantes.

PONTO POSITIVO
Maior defensor do projeto do polo gás-químico em Uberaba, o ex-prefeito Anderson Adauto avaliou a entrevista da presidente Magda Chambriard com satisfação: “Sinto o nosso trabalho coroado de êxito”, disse. Para Anderson, “temos de acreditar no que é razoável, trabalhar com foto e só desistir quando sentir que é intransponível”. Pois é. Essa luta pelo gasoduto e a planta de amônia se arrastam desde o seu primeiro mandato como prefeito. Agora, pelo visto, está mais próxima de um “happy end”. Mas não se iludam: só veremos tudo isso concretizado e palpável dentro de no mínimo cinco anos. Ou mais.

MATEMÁTICA COMPLICADA
Em entrevista esta semana à Rádio JM, o advogado Geovane Soares fez uma análise bastante curiosa sobre a complicada matemática eleitoral para a composição da Câmara Municipal na próxima legislatura. Hoje temos 18 partidos disputando votos. Se cada partido eleger um vereador, restarão três cadeiras para serem preenchidas com as sobras partidárias. Segundo Geovane, dificilmente faremos recálculo de votos para a formatação da Câmara. Aliás, se esse quadro de fato se confirmar em outubro, é bem provável que boa parte dos atuais vereadores não consiga se reeleger, impondo uma renovação bem superior a um terço, como se prevê. A conferir.

ENCURTANDO
Ainda de acordo com o advogado Geovane Soares, a base da prefeita Elisa na Câmara poderá reduzir-se num eventual segundo mandato. Ele explica que hoje a prefeita conta com 14 vereadores na sua base de apoio. Porém, se cada um dos dez partidos que a apoiam para a reeleição fizer um vereador, ela terá quatro vereadores a menos na sua base a partir de 2025. Mas, claro, tudo isso é conjectura apenas. Vale lembrar que, na eleição de 2020, Elisa foi eleita com o apoio de um só vereador, Caio Godoi, no caso.

MUITA CRIATIVIDADE
A propósito, o advogado Geovane Soares comentou que há candidatos muito criativos, que inventam várias artimanhas para driblar a legislação eleitoral. Mas ele adverte que o Ministério Público Eleitoral é extremamente vigilante e estará atento aos abusos. Todo cuidado é pouco.

NO FIM
Situação do secretário Celso Neto também foi alvo de questionamento ao especialista em legislação eleitoral. Segundo ele, Celso terá de deixar o cargo agora, na virada do mês, para coordenar a campanha de reeleição da prefeita Elisa. Poderá reassumir sua cadeira como vereador, ou renunciar ao mandato. Poderá, ainda, licenciar-se da Câmara, porém sem remuneração. Façam suas apostas.

OLHA A VACINA AÍ!
Referência técnica da Central de Vacinação, Priscila Amaral continua na peleja para conseguir vacinar a população contra a Influenza. No Dia de Vacinação, sábado passado, ela conta que a procura ficou aquém da expectativa. Por conta disso, as equipes de vacinação estão intensificando suas ações, tanto nos Cemeis quanto nas escolas municipais e postinhos de saúde. Em todos eles há vacina disponível. 

AUMENTO DE CASOS
Paralelamente, Priscilla Amaral observa que o número de casos de gripe em Uberaba está aumentando, com ênfase para a hospitalização. Por enquanto, não foi necessário decretar emergência em saúde, como fez Uberlândia. Mas o cenário começa a preocupar.

PESQUISA
A propósito, dentre pacientes hospitalizados por conta da Influenza, 80% não tomaram a vacina. 

DENGUE
Das 5.860 doses de vacina contra a dengue recebidas pelo município, foram aplicadas até agora apenas 2.200. Priscila Amaral conta que o público da faixa etária de 10 a 14 anos não está aderindo à vacinação, embora seja prioritário. As doses, no entanto, têm validade até janeiro do ano que vem e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda autorização do governo para atender outros públicos também.

Presidente Rui Ramos recebeu premiação em nome da Codau, nessa segunda-feira, conferida pela FGV e Instituto Trata Brasil. Codau está entre as melhores companhias de saneamento do Brasil (Foto/Reprodução) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por