Madga Chambriard concedeu entrevista como a nova CEO da Petrobrás nesta segunda-feira (Foto/Reprodução)
Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras, defendeu o apoio ao mercado de fertilizantes para viabilizar a produção de gás no Brasil. A fala ocorreu nesta segunda-feira (27) em sua primeira entrevista a jornalistas após assumir o cargo.
Em coletiva de imprensa, a CEO afirmou que a Petrobras precisa ajudar a desenvolver o mercado de fertilizantes no Brasil, "setor que historicamente enfrenta dificuldades no país devido aos custos mais altos do gás, importante insumo para a indústria". A presidente pontuou que vê esse auxílio como uma "obrigação" em ajudar a reforçar as cadeias produtivas nacionais.
Chambriard ainda destacou que as ações estão previstas no planejamento estratégico da estatal. "O Brasil importa 80% dos fertilizantes que utiliza, e uma grande parte são fertilizantes nitrogenados. A Petrobras vende petróleo e gás. Então, se ela tem um produto gás, faz sentido ser vendido para fertilizantes", afirmou.
Para Magda, é válido que a empresa abaixe um pouco o preço do gás, com o intuito de ganhar o mercado, contanto que a operação também seja lucrativa para a empresa. No entanto, a CEO reforça que a venda de gás para a indústria de fertilizantes nacional "não será a qualquer preço".
Recentemente, matéria publicada pelo jornal “Folha de São Paulo” apontou o programa Gás para Empregar como uma prioridade para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta, inclusive, seria a diretriz dada pelo chefe do Governo Federal para a gestão de Magda Chambriard, que inclui a criação de um polo gás-químico em Uberaba.