ALTERNATIVA

Santa Fé padece com ruas alagadas e escuridão

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 30/01/2023 às 21:52Atualizado em 31/01/2023 às 17:30
Compartilhar

A situação das ruas da comunidade rural de Santa Fé está crítica. Ruas completamente alagadas, deixando pessoas ilhadas em casa, ou com extrema dificuldade para chegar ao destino. Isso sem contar que os postes de iluminação pública não têm lâmpadas, deixando as ruas na maior escuridão. Veja as fotos abaixo: 

(Foto/Leitor)

(Foto/Leitor)

(Foto/Leitor)

(Foto/Leitor)

SÓ EM MARÇO
Mas essa situação na Comunidade de Santa Fé ainda deverá persistir por mais um mês. Segundo o secretário Anderson Passos, as equipes da Sesurb não conseguirão atender aquela comunidade em fevereiro. Há serviço demais na fila! 

PRA PENSAR
Captação de água no Rio Grande tem sido objeto de discussão pelos engenheiros e ambientalistas do atuante grupo Observatório Urbano. Recentemente, o grupo ponderou nas suas redes sociais que, antes de iniciar o projeto de captação de água no Rio Grande, a Codau deveria aprofundar mais os estudos a fim de subsidiar melhor a escolha. Em postagem no instagram, o grupo destaca: “Existem dúvidas com relação à manutenção da fonte atual. Existem dúvidas com relação aos projetos que estão em andamento e dúvidas com o que será escolhido. A APA do Rio Uberaba continua sem qualquer projeto de recuperação, os trabalhos da Barragem da Prainha caminham a passos lentos e a escolha do Rio Grande merece mais subsídios, considerando a amplitude da bacia a montante. com mais de 300 municípios partícipes, onde qualquer restrição ao uso da água significaria um prejuízo imensurável”.

Há suspeitas de contaminação da água com metais pesados, o que não aparece em análises comuns. Segundo consta, há até barragem com resíduos radioativos a montante de Uberaba. 

PONDERAÇÕES
Outra ponderação feita pelos técnicos agrupados no Observatório Urbano que merece reflexão: são preocupantes  a proximidade de  Uberaba à foz do rio Grande e a  grande quantidade de cidades lançando esgotos  a montante, in natura ou não. “Embora em  pequenas concentrações, quais serão os danos à saúde para uma população que consumirá essa água por anos?” - questionam. Outra preocupação refere-se à área de preservação ambiental do Rio Uberaba: “Tendo disponível uma grande fonte de água (rio Grande), qual será a real preocupação em recuperar a APA do rio Uberaba?”

VIVAAA!!!
Agiu bem o governo municipal ao decidir pela prorrogação da data do vencimento da primeira parcela do IPTU à vista. Diante dos problemas de inconsistência no site, das dificuldades para emissão das guias pelos contribuintes e das dúvidas sobre os valores lançados este ano, a prefeita Elisa achou por bem adiar a data para 10 de fevereiro. Valeu!!

SÓ BATOM
Ao contrário do CRAS da Vila Paulista, 4 dos 6 Centros de Referência de Assistência Social que a Prefeitura vai reformar estão em condições bastante razoáveis. Repórter fotográfico Jairo Chagas esteve em 4 deles na tarde desta segunda-feira, para constatar o estado em que os imóveis se encontram. Em que pese a evidente falta de manutenção predial, nenhum dos CRAS está em situação deplorável, como o da Vila Paulista. 

PROBLEMAS PONTUAIS
No CRAS Luci Caixeta da Silva  há uma sala interditada por conta das goteiras. Já no CRAS Eleusa Helena Resende, na rua São Mateus, o imóvel é acanhado, e o mato anda alto por lá. Aparentemente está apenas desgastado pelo tempo de uso, tal e qual o CRAS João Wagner Ribeiro, no Boa Vista,  e o CRAS Décio Moreira, no Elza Amui.

ALELUIA
Batido o martelo: Mário Palmério Hospital Universitário vai atender os servidores do Estado, assistidos pelo Ipsemg. Atuando como diretora da associação dos beneficiários do Ipsemg, Catarina Leopoldino esteve reunida com diretores do hospital nesta segunda-feira, intermediando as negociações com a direção do Instituto, em BH. Na região há cerca de 25 mil usuários, sendo que os de Uberaba estavam tendo de se deslocar até Uberlândia para atendimento médico e cirurgias de vista, por exemplo. Uma vergonha! Aliás, não é de hoje que os servidores estaduais padecem com o descaso do Ipsemg em Uberaba. Para se ter uma ideia, o número de médicos credenciados aqui não chega a um quarto dos credenciados em Uberlândia! 

DATA MARCADA
Sabe quanto custa para um animal participar da ExpoZebu? R$ 350, se o proprietário do animal for associado, e 700 reais, para não-associados. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira e vão até o dia 21 de abril.

Este ano a ExpoZebu começará mais cedo: no dia 29 de abril.

NEM PENSAR
Se depender do economista e professor Sérgio Martins, a criação de uma moeda única para os países sulamericanos não vai acontecer nunca. Em entrevista à Rádio JM, Sérgio Martins considerou essa proposta “uma falácia”, sem a menor chance de dar certo na prática. pra começo de conversa, os países da nossa região têm problemas estruturais muito sérios.

PREPARE O BOLSO!
A propósito, Sérgio Martins antevê um ano complicado no aspecto econômico. Na avaliação dele, o governo Lula terá problema sério com o furo do teto de gastos. Além disso, a renda do brasileiro caiu muito e a situação só melhorou para quem tem muito dinheiro. Até agora as autoridades da área econômica estão patinando na adoção das medidas. Sérgio Martins ressalta que “o mercado quer alguém na Fazenda que cumpra a cartilha liberal, que é o estado minimamente presente na economia,com gastos enxutos, dando liberdade econômica ao mercado e fazendo claramente a defesa da propriedade privada”. Resta saber se o governo Lula vai caminhar nessa estrada...

REGRAS FIRMES
O presidente da associação Centro Forte, Fábio Lopes, está animado com o projeto de revitalização da rua Artur Machado apresentado pela secretária de Planejamento, Isabela Nascimento. No entanto, ele defende que a implantação do projeto venha acompanhada da criação de regras específicas para o centro da cidade, incluindo a estipulação de prazos para quem quiser construir na área, assim como a ocupação dos imóveis.

MOBILIDADE URBANA
Até abril a Prefeitura deverá colocar em licitação a contratação de empresa para elaborar o plano de mobilidade urbana de Uberaba. Esse plano já deveria estar pronto há muito tempo, mas…

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por