Divisão de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do 5º DPC instaurou dois inquéritos para apurar crimes cometidos durante o processo de recuperação judicial da Copervale e ainda denúncias de crime de desobediência.
Leia também: Mais de 180 árvores são derrubadas para construção de estacionamento na antiga área da Copervale
Depoimentos
Os detalhes da investigação não podem ser expostos, mas o delegado que conduz os inquéritos, Eduardo Alves Garcia, diz que a fase é de ouvir o que têm a dizer testemunhas e investigados (são mais de um).
Desobediência
Por enquanto, no que se refere ao crime de desobediência (ocorridos várias vezes), a Polícia Civil concentra suas atenções em uma única pessoa. Ordens do Poder Judiciário deixaram de ser cumpridas.
Fechado
Ao se dirigir ao estacionamento do Centro Administrativo para participar da audiência pública do transporte coletivo, Túlio Micheli deu de cara com o portão fechado. Anúncio foi de que é ordem “dos chefes” fechar a entrada às 18h, de 2ª a 6ª feira.
Autorização
E mais. Para entrar no estacionamento no período noturno, segundo o vereador foi informado, é preciso autorização expressa “dos chefes”, que aparentemente não têm nome já que não foram citados.
Golpismo
Entre os depoimentos de manifestantes presos em Brasília, o Intercept publicou a fala de um cidadão de Sacramento de que um homem com jeito de autoridade e possivelmente do Exército tentou interferir na ação da Tropa de Choque da PM durante as manifestações do dia 8.
Proteção
Outros vinte depoimentos mencionam que militares protegeram os bolsonaristas dentro do Palácio do Planalto. É citada também uma discussão entre PMs e militares, quando a Tropa de Choque entrou no palácio e prendeu alguns dos invasores.
Quem diria!?
Foi um aviso da inundação que ocorria na Marcus Cherém que levou a prefeita ao local. O autor da ligação: ex-vereador Thiago Mariscal. Ela pode presenciar “in loco”, e na companhia dele, os prejuízos dos moradores de casas invadidas pelas águas – um antigo problema naquela região.
Obrigado
Quando deixou o local, Elisa gravou um vídeo para a rede social dizendo que pediria a ida de equipe da Prefeitura à Marcus Cherém, no dia seguinte, em busca de uma solução para o que viu por lá. E fez agradecimento a Mariscal, que, agora, também é membro do Solidariedade.
Notificada
Por descumprir prazo assumido com a Prefeitura para iluminar trecho da BR-050 sob a responsabilidade do município, a Concip foi notificada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Prazo venceu em 12 de dezembro.
Carências
No ano passado, chegou a ser anunciado que haveria atraso por falta de lâmpadas de LED no mercado. Desta vez, a justificativa foi que a empresa perdeu funcionários.
Pois é!
Mesmo com audiência marcada há uma semana, o vereador Luizinho Kanecão não foi recebido pelo secretário de Governo, Beethoven Oliveira. Responsável pela “ponte” entre Executivo e Legislativo, o secretário vem colecionando insatisfações, como a de Túlio Micheli.
Clandestina
Delegado Tiago Cruz, da Delegacia Rural, está atuando em quatro frentes diferentes na investigação do comércio de carne clandestina em açougues de Uberaba. Normalmente, carne resultante de furtos de animais na zona rural.
Laudos
No caso da última apreensão, feita em açougue da Prudente de Morais, Abadia, o delegado explica que ainda aguarda a chegada de laudos periciais.
Veríssimo
A conclusão do inquérito instaurado contra vereador de Veríssimo, investigado sob suspeita de transação ilegal de animais, ainda vai demorar, diz Tiago Cruz.
Vigilância
Também está sob a responsabilidade dele a investigação das denúncias de corrupção contra fiscais da Vigilância Sanitária. Surgiram novos fatos e a apuração precisou ser ampliada, inclusive com a realização de diligências.
Promoção
Com passagem por Uberaba e Frutal, o tenente-coronel Neylton Rodrigues vai a coronel nas promoções deste início de ano. Entre os quinze próximos promovidos ao mais alto posto da PM em todo o Estado estão três mulheres.
Coincidência
Há alguns anos, o coronel Frederico Otoni, ainda tenente-coronel, passou o comando do 16º Batalhão, em BH, para o colega Ralfe Veiga de Oliveira. E, agora, Ralfe, que irá a coronel, sucederá Frederico também no comando da 5º RPM (Triângulo Sul) com sede em Uberaba.
Mulher comanda Patos
Natural de Patos de Minas, a tenente-coronel Marisa Cunha Nunes Rios será a primeira mulher a comandar a 10ª RPM, sediada naquela cidade. Ela está entre os oficiais que chegam ao posto de coronel.
Então tá!
Codau deu início à emissão de contas de água com a inclusão, no talão, da tarifa de coleta de lixo, baseada no consumo de água da residência.
Ouvindo pessoas
Coordenadora do programa Todos por Uberaba, Daniela Arantes tem se reunido com associações e lideranças de bairros para uma avaliação da varrição social e coleta de sugestões. Algumas das recebidas até agora são direcionadas para a análise do setor da Prefeitura a que se destinam.
Questionando
Vereador Túlio Micheli não está convencido que “UPA provisória” (ou improvisada) das Mercês cumpre os termos do contratado celebrado entre a SMS e o FUNEPU. Nesta 6ª feira ele direcionou perguntas a respeito à Secretaria de Saúde, depois de constatar “in loco” a redução do pessoal médico no atendimento e de leitos disponibilizados em relação à UPA do Mirante, que está interditada há mais de dois meses.
Onde estão?
Pedindo brevidade de resposta, Túlio questiona onde estão prestando serviços os demais funcionários da fundação que eram lotados no Mirante e se o pagamento pelo atendimento nas Mercês está sendo feito de forma integral ou parcial.
Email
Foi “uma cochilada” o uso de email institucional na UFTM com convite para reunião de funcionários com pré-candidatos à sucessão do reitor Luiz Fernando. A iniciativa não foi de nenhum dos possíveis concorrentes – assegurou informante dos quadros da universidade.
Estava escrito
Noticiada pela SeCom nesta 6ª feira a contratação da UBERVAN como prestadora do serviço de transporte escolar rural à Secretaria de Educação. Em caráter emergencial e por 180 dias, até a realização de uma nova licitação.
Presente!
Presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, marcou presença no encontro que o presidente Lula teve com as lideranças sindicais brasileiras. Com Lula, Graça espera tempos melhores para as relações entre empregados e empregadores com o Governo também se sentando à mesa para a discussão de temas que interessam aos dois segmentos.
Problema antigo
A falta de manutenção preventiva e rotineira no prédio da Superintendência Regional de Saúde é um “velho problema” de várias instalações do Estado em Uberaba. As chefias desses órgão não têm recursos orçamentários para essa manutenção e, para uma contratação, dependem da aprovação de um projeto na Cidade Administrativa.
Confira: Central de frios da Superintendência de Saúde sofre apagão, mas sem prejuízo a medicamentos
Preocupações
Isso, por si só, explica as preocupações surgidas nas últimas 48h sobre a SRS, indicando que a rede elétrica estaria prejudicada por infiltrações. “Sempre que chove forte é preciso colocar baldes para coletar a água das goteiras” – diz uma fonte ouvida pela coluna. Há quem veja nessa precariedade, uma sinalização do Estado de eventualmente por em prática o que seria um projeto de redução das superintendências.