FALANDO SÉRIO

Fertilizantes: obras da Atlas em Uberaba começam em 2024

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 28/04/2023 às 21:13Atualizado em 29/04/2023 às 20:21
Compartilhar

Em comunicado à imprensa brasileira, agência de publicidade contratada pela Atlas Agro noticia que a implantação da fábrica de fertilizante nitrogenados projetada para Uberaba deve começar em 2024. E prevê que a conclusão das obras acontecerá em 2027.

Investimento
O valor do investimento anunciado é de R$ 4,5 bilhões e a fábrica terá capacidade para produzir 500 mil toneladas de fertilizantes por ano para atender os produtores da região.

Mais seis
Além de Uberaba, a Atlas Agro pretende investir em fábricas em outras seis a sete cidades brasileiras, de acordo com o comunicado.

Complicou
Complica-se na Justiça Eleitoral a situação do vereador Samuel Pereira, em razão da sua prestação de contas da campanha para deputado em 2022. Na primeira análise, as contas tiveram reprovados gastos de pouco mais de R$ 200 mil.

Improcedência
O vereador, que sempre se demonstrou tranquilo quanto a lisura de suas contas, recorreu alegando não ter sido sequer notificado para se defender. Eis que o procurador regional eleitoral auxiliar Lauro Coelho Júnior considera, em sua manifestação no recurso, improcedente a alegação.

Notificado
Diz Lauro Coelho que a lei não obriga que haja a notificação também do candidato. E ela foi feita ao advogado por ele contratado.

Quem decide
A palavra do procurador eleitoral pesa, mas não é decisiva. Ainda haverá o julgamento do caso.

Deu ruim
Desde que o Governo Zema promoveu mudanças na forma de contratação de refeições para as penitenciárias e presídios de Minas aumentaram as reclamações dos presos sobre a comida. Quem ouve as queixas são mães e esposas nas visitas que fazem.

Demora
Se durante anos as refeições eram preparadas na própria “Aluízio Ignácio de Oliveira”, com a troca de Governo elas passaram a ser simplesmente servidas no complexo. Chegam prontas e a falta de estrutura para a distribuição faz com que cheguem a algumas celas por volta das 14h.

Azedo
Segundo uma das visitantes de parente preso, não é raro a verdura chegar murcha pela prolongada exposição ao sol durante a distribuição às celas e o feijão azedo por causa do vinagre usado na salada. 

Moscas
Além disso, de acordo com as queixas, não é incomum a tampa do marmitex ser deslocada no transporte, criando abertura para a entrada de moscas.

Com fartura
Sem deputado, Uberaba virou terreno fértil para quem foi eleito por outras regiões. Nesta 6ª feira, pelo menos doze deputados estaduais mineiros estiveram participando da abertura da safra 2023 na Usina Vale do Tijuco. Entre eles, o presidente da Assembléia Legislativa, Tadeuzinho. Todos devem marcar presença também no Parque Fernando Costa, neste sábado.

Diferente
Uma decisão poucas vezes vista na 2ª Vara Criminal, em ação de proteção a mulher vítima de violência doméstica. Há contra o homem uma medida protetiva. Ele não pode se aproximar menos de 300 metros da ex-companheira.

Volta ao ar
Em uma revisão de situação, provocada pelo advogado Mawwell Gomes dos Santos, o juiz afastou a mulher do imóvel que o casal compartilhava e onde o homem desenvolve suas atividades profissionais. Os dois têm outros imóveis e nenhum dos dois fica desabrigado, segundo prova carreada para os autos.

Silêncio
Secretaria de Comunicação e Codiub preferem o silêncio a informar dos motivos pelos quais a CODAU não consegue ter acesso aos valores relativos à cobrança da tarifa de lixo dos últimos dois meses. A autarquia diz que o problema está na PMU.

Extraordinário
Números apresentados em reunião do Conselho Mantenedor da Uniube são de cair o queixo. Entre outros, o extraordinário dado relativo ao número de alunos (36 mil universitários) e o crescimento de curso voltado para o setor agro.

Cordialidade
Reitor Luiz Fernando recebeu na 5ª feira a professora Marinalva Barbosa, vencedora do processo eleitoral de escolha do seu sucessor na UFTM. Diante da expectativa de que Lula ratificará o nome da escolhida pela comunidade, a conversa sinaliza uma transição democrática. E não poderia ser diferente.

No feriado
Exatamente no dia 1º de maio, segunda-feira, a SAGRI promete iniciar a fiscalização ao cumprimento da lei do perímetro. Legislação obriga a comercialização em Uberaba somente de hortifrutigranjeiros que tenham passado pela Ceasa. 

In loco
Secretário Agnaldo Silva garante que varejões e supermercados serão fiscalizados “in loco”. Precisarão mostrar ao agente a nota fiscal que comprove a compra das mercadorias na própria Ceasa, e não em Uberlândia, como muitos fazem, prejudicando a apuração do VAF. É lei.

Carne
Por que a Prefeitura não aproveita e estende a fiscalização também aos açougues para verificar a origem da carne neles comercializada? A Polícia Civil já provou que não falta mercadoria clandestina e imprópria para o consumo humano em estabelecimentos do gênero.

Alívio
Decisão pelo arquivamento do promotor José Carlos Fernandes em procedimento instaurado para apurar denúncia de irregularidades no transporte escolar rural, entre 2017 e 2019, deve ter sido recebida com alívio no Centro Administrativo. 

Semelhança
É que existem algumas semelhanças entre o passado e o presente, como contratação de vanzeiros por credenciamento, falta de licitação e de fiscalização eficiente das rotas. A bem da verdade, sem má-fé ou desvios de conduta, mas motivadoras de denúncia.

Vai melhorar
A fiscalização será melhorada. O secretário Celso Neto, da Educação, recorreu a programa informatizado de controle disponibilizado gratuitamente aos municípios pelo FNDE a partir de 2021. Sistema está em fase de implantação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por