FALANDO SÉRIO

Manifestação: cinco uberabenses tiveram prisão preventiva decretada em Brasília

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 18/01/2023 às 21:00Atualizado em 19/01/2023 às 20:44
Compartilhar

Cinco uberabenses participantes da manifestação do dia 8, em Brasília, tiveram a sua prisão em flagrante convertida em preventiva, ainda desconhecida a fundamentação para a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os liberados para retornarem a Uberaba, deixando a penitenciária da Papuda, agora são três. Com as mesmas obrigações, que começa pela apresentação à Vara das Execuções Criminais em Uberaba.

Agravamento
Sem se referir diretamente aos uberabenses, mas a todos os manifestantes que tiveram prisão preventiva decretada, o ministro Alexandre de Moraes justificou a medida como necessidade de manter a ordem pública e não atrapalhar as investigações. Segundo ele, os presos nessa situação (prisão preventiva) podem ser enquadrados em até sete crimes, pois as suas condutas são gravíssimas.

Inspetor chefe da PRF, José Rocha Neto (Foto/Jairo Chagas)

A partir de informações recebidas da Polícia Rodoviária Federal, a PF em Uberaba instaurou seis inquéritos policiais para investigar responsáveis e participantes de bloqueios de estradas ocorridos no ano passado, em especial na BR-050.

Duas dezenas
Mais de vinte manifestantes foram identificados pela PRF, que teve muito trabalho para desobstruir a BR-050, a preferida dos bloqueadores na região de Uberaba. A lista com nomes e outros dados dos identificados foi para o MPF e a Polícia Federal.

Menos grave
Patrulheiros chegaram a ser hostilizados em vários momentos, mas não houve nenhuma agressão física, atesta o inspetor Rocha Neto, ressaltando que na lista dos identificados não consta nenhum cidadão que estivesse apenas se manifestando. Não faziam parte da turma de bloqueio.

Contrato reduzido
Codau reduziu o valor do contrato firmado com a BV Ambiental, excluindo alguns itens da prestação de serviços acordada. O contrato caiu de R$ 1 milhão 54 mil para R$ 861 mil 300. Autarquia foi consultada sobre os serviços retirados do contrato, mas não respondeu até às 20h30 desta 4ª feira. Quando responder, as informações serão publicadas.

Candidatos
Dois uberabenses e um uberlandense que disputaram sem sucesso cadeiras no Legislativo em 2016 e 2020 estão entre os presos pelos protestos do dia 8 em Brasília.

Restrições
O uberabense liberado da Papuda nesta 4ª feira pelo ministro Alexandre de Moraes terá obrigações a cumprir durante o período em que responderá a inquérito policial em liberdade. Se tiver passaporte, o documento será cancelado, assim como porte e registro de arma.

Toda semana
Depois de comparecer à Vara das Execuções Penais no Fórum Melo Viana, nesta 5ª feira, o liberado terá de repetir isso toda semana, além de não poder se ausentar de Uberaba, usar as redes sociais e se comunicar com outros investigados.

Para todos
A essas restrições se submeterão todos os apenas manifestantes presos após o episódio do dia 8 em Brasília. E ainda há a possibilidade de serem obrigados a usar tornozeleira eletrônica.

Expectativa
O advogado de outros doze uberabenses, Douglas Lacerda, tem a expectativa de que todos sejam liberados, pois não se envolveram na invasão e depredação dos prédios do três Poderes.

Na bronca
Mais uma vez o vereador China denuncia a falta de médico em UBS. Agora, a do Copacabana, e seria desde dezembro. Segundo ele, a justificativa da SMS de que os médicos estão em gozo de férias não alivia as dores de quem precisa de assistência. “Cadê os substitutos(?)” – indaga. A UBS Copacabana concentra o atendimento (sic) aos moradores dos Girassóis de I a VI e do Marajó. Bairros que continuam sem unidade de saúde.

Rotina
São tantos os incidentes quase que diários na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” que a tentativa de agressão física a policiais penais, na terça-feira, foi encarada internamente, pelos servidores, como simplesmente “mais um caso”.

Muito treino
Como o PM que faz policiamento preventivo e ostensivo, o policial penal, quando de serviço, precisa ficar “ligado” durante todo o seu turno, e estar devidamente treinado para as diferentes situações que surgem repentinamente no complexo prisional. Até quando “está tudo calmo”, há perigo.

Suporte
Nas palavras da secretária adjunta da SMS, a unidade de suporte à UPA São Benedito atenderá apenas casos mais leves como crise hipertensiva, dor de cabeça, infecção de garganta, pneumonias leves, dores intestinais e abdominais. Difícil é o paciente saber se é grave ou não.

Até que...
A unidade, que fica diante do cemitério São João Baptista, atenderá 24h/dia, até que aconteça a reforma da UPA do Mirante, sobre a qual Valdilene Rocha nada detalhou no vídeo gravado para a rede social.

Corroborando
Vice-prefeito concordou com participante do Política Uberaba 2024. Fernando Henrique disse ter ouvido de quem trabalhou na UPA do Mirante que o prédio não foi tão castigado pelo temporal do início de novembro como o alardeado. Apenas o forro, que sofreu as conseqüências de calhas entupidas.

Manutenção
Disse Moacyr Lopes que algumas janelas e paredes precisam de manutenção, “mas isso se faz com a unidade funcionando”. Segundo ele, uma carência de no mínimo dois anos. “Não foi a chuva que estragou” – resumiu.

Emperrada
A recuperação da UPA permanece indefinida quanto ao seu início e período de obras. São mais de dois meses desde a queda do forro. Mesmo com a possibilidade de um contrato emergencial.

Novela
Emperrada está também a instalação do Ambulatório LGBT. Ainda nesta 4ª feira a secretária adjunta Valdilene disse à Rádio JM que inexiste data para o que era esperado para outubro do ano passado. Segundo ela, falta concluir a composição da equipe de profissionais.

O alvo
Oposição na UFTM tem sido alvo de boatos. É a “guerra fria” (depois esquenta) que cerca cada escolha de novo reitor. Um desses boatos é que a candidata a vice-reitora Meire Rocha não atenderia às exigências para estar no páreo.

Extraordinária
Conselho Universitário da UFTM volta a se reunir nesta 5ª feira, de forma extraordinária, para analisar o pedido de rediscussão do voto paritário na eleição do sucessor de Luiz Fernando. Reitor não participará. Está em Brasília para encontro de Lula com os reitores das federais de todo o País.

Tutela da água
Promotor Carlos Valera é o novo coordenador do Núcleo Integrador para Tutela da Água e do Solo do Ministério Público mineiro.

Cursos grátis
Coletivo Kairós está com inscrições abertas para oficinas de judô, violão e música, informática, artesanato e dança para crianças e adolescentes. Para adultos é ofertado curso de corte e costura. Cursos gratuitos e com inscrições limitadas. O projeto funciona na rua José Marajó de Carvalho, 107, Vila São Cristóvão. Maiores informações pelos telefones 33367729 e 998945101. Utilidade Pública.

Estreitando
Prefeita visitou a Câmara nesta 4ª feira, buscando estreitar ainda mais as relações entre o Executivo e o Legislativo, agora presidido pelo seu ex-líder Fernando Mendes. Elisa ganhou uma bíblia de presente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por