NO MINEIRÃO

Atlético luta, mas perde com 'gols-relâmpago' do Vasco na estreia do Brasileirão

Competição nacional foi iniciada com o pé esquerdo, aumentando a pressão por uma temporada melhor em 2023

O Tempo
Publicado em 16/04/2023 às 07:22
Compartilhar

Andrey Santos fez um dos gols dos cariocas (Foto/Daniel Ramalho/Vasco)

É provável que nem o mais pessimista dos atleticanos acreditava no que aconteceu nos 10 primeiros minutos de jogo no Mineirão na noite deste sábado (15/4). Em partida válida pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo perdeu para o Vasco por 2 a 1, com gols marcados nos primeiros lances do duelo.

Os tentos do cruz-maltino foram efetuados por Andrey Santos e Gabriel Pec, enquanto o zagueiro Maurício Lemos diminuiu para os mandantes. Em especial na segunda etapa, luta e entrega do Atlético não faltaram, muito menos chances de gols, mas nem um empate veio jogando em casa.

Com este resultado, aumenta a pressão sobre o técnico Eduardo Coudet, criticado por falas à imprensa e por uma equipe que ainda não se ajeitou em campo nesses meses de trabalho.

Em campo, o argentino escalou de início um plantel modificado, em especial no meio de campo, que tinha Otávio, Zaracho e Hyoran, além de Pavón fazendo companhia a Paulinho e Hulk no ataque. Pensamento, agora, é em se reabilitar na Copa Libertadores, frente a um adversário brasileiro, mas fora de casa.

O jogo

O autor deste texto poderia detalhar como as duas equipes se postaram em campo no início da partida, mas é difícil não resumi-lo ao fato de que os visitantes efetuaram dois gols em menos de 10 minutos. Quando os torcedores ainda se ajeitavam em suas cadeiras, aos 4 minutos de bola rolando, o primeiro veio.

Após sofrer falta entre a área e a lateral direita, o meia Gabriel Pec chutou cruzado, de esquerda, e o volante Andrey Santos cabeceou forte para estufar as redes. Um balde de água fria para os torcedores atleticanos que, como de costume, apoiaram ainda mais o time. Mas houve outro susto logo depois: aos 9.

Após bate-rebate na área, Lucas Piton bateu sem direção, mas Pec desviou de perna direita para ampliar o marcador. Após isso, o Galo assumiu o controle da partida, mas faltava eficiência na criação e nas finalizações. Restava a jogadores como Paulinho e Hulk tentar jogadas individuais.

O tempo ia passando, e as oportunidades iam surgindo, porém, para os dois lados. Quando o primeiro tempo estava quase se encerrando, já após a torcida pedir raça ao elenco, veio o momento que levou expectativa para a segunda etapa: o gol alvinegro. Aos 49 minutos, após muita pressão, a bola ficou viva na área vascaína e sobrou para o zagueiro Lemos chutar no canto, forte, para explosão nas arquibancadas.

Na volta do intervalo, o Atlético veio com mais afinco e organização para ir em busca do empate e da virada, além de estar mais atento defensivamente. Controlando mais a bola, ela ficava perto da área adversária, com isso, as oportunidades aumentaram. O jogo ficou truncado, ainda mais porque o Vasco se preocupava primeiro em se defender.

Com o passar dos minutos, a reabilitação alvinegra parecia ficar distante, em especial com uma defesa adversária mais fechada e desperdício de oportunidades de gol. A catimba vascaína também ajudou, visto ser só rolar uma chance para um atleta cair no chão clamando por atendimento médico, que eles aproveitavam.

Quando o confronto se encaminhava para o final, virou um ataque contra defesa. A pressão e a tensão por pelo menos mais um gol do Galo era maior, mas ele não vinha. As substituições pareciam também não surtir efeito — restaram os lances mais isolados, na raça mesmo. Final, Vasco 2 a 1.

Futuro

A próxima partida do Atlético será na terça-feira (18/4), às 21h, diante do Athletico, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores — confronto será na Arena da Baixada. Depois, o Galo volta suas atenções à competição nacional: enfrenta o Santos, domingo (23/4), às 16h, no litoral paulista.

Já o Vasco da Gama só tem o Brasileirão pela frente. O embate válido pela segunda rodada será contra o Palmeiras, no mesmo dia e horário, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

O quê: Atlético 1 × 2 Vasco

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Quando: sábado, 15 de abril de 2023, às 21h (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Atlético: Everson; Saravia (Mariano), Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Patrick); Otávio (Edenilson), Zaracho e Hyoran (Pedrinho); Pavón (Isaac), Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet

Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor); Jair (Galarza), Rodrigo, Andrey Santos (Barros), Alex Teixeira (Marlon Gomes) e Gabriel Pec (Figueiredo); Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri

Arbitragem: Raphael Claus (SP); Alex Ang Ribeiro (SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA). VAR: Daiane Muniz (SP)

Gols: Andrey Santos aos 4' do 1ºT; Gabriel Pec aos 9' do 1º (VAS); Maurício Lemos aos 49' do 1ºT (CAM)

Cartões amarelos: Otávio, Pavón, Saravia, Zaracho e Hulk (CAM); Andrey Santos, Pedro Raul, Robson Bambu e Gabriel Pec

Cartão vermelho: Maurício Barbieri

Público: 34.980

Renda: R$ 1.121.370,00

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por