Capitão Marlon Freitas comanda o Botafogo hoje na altitude do Equador (Foto/Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira (21) para decidir a sua vida na Copa Libertadores. Depois da vitória por 1 a 0 sobre a LDU, no Estádio Nilton Santos, o Glorioso terá a dura missão de encarar os equatorianos no estádio Rodrigo Paz Delgado, a famosa "Casa Blanca", em Quito. A partida das oitavas de final está marcada para as 19h, com transmissão exclusiva do Paramount+.
O desafio é maior pela altitude: o estádio está localizado a 2.850 metros acima do nível do mar, condição que historicamente complica os clubes brasileiros.
Apesar da derrota para o Palmeiras no fim de semana, pelo Brasileirão, que rendeu vaias da torcida, o time de Davide Ancelotti chega confiante. Nas últimas seis partidas, foram quatro vitórias e dois empates.
A LDU, por sua vez, precisa de um triunfo por dois ou mais gols para avançar diretamente. Se vencer por apenas um, a vaga será decidida nos pênaltis.
BOTAFOGO
O Glorioso terá reforços importantes. O zagueiro David Ricardo, o volante Newton e o atacante Arthur Cabral estão de volta à lista de relacionados. Com exceção de Newton, os dois devem começar jogando. Além disso, jogadores poupados no Brasileirão retornam: Álvaro Montoro, Savarino e Artur devem assumir vagas no time titular.
No banco de reservas há uma dúvida: Davide Ancelotti ainda não foi regularizado pela Conmebol, e existe a chance do preparador de goleiros Marcelo Grimaldi aparecer oficialmente como técnico na súmula.
Os desfalques confirmados são Kaio Pantaleão e Cuiabano, ambos em recuperação de lesões.
“Nosso departamento médico está cuidando da preparação para altitude. Sei que será difícil, mas o grupo tem capacidade de adaptação”, destacou Ancelotti.
LDU
Comandada por Tiago Nunes, a LDU tenta transformar a altitude em aliada. O time não vence há três partidas, mas confia no fator local para reverter a vantagem carioca.
“São dois times equilibrados. O Botafogo fez o resultado no Rio, mas a série ainda está aberta. Temos condições de buscar a virada em casa”, afirmou o treinador brasileiro.
FICHA TÉCNICA
JOGO: LDU X BOTAFOGO
Competição: Libertadores – Oitavas de final (volta)
Data: 21/08/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito (EQU)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)
Provável LDU: Gonzalo Valle; De la Cruz, Ricardo Adé, Richard Mina e Quiñonez; Gruezo, Cornejo e Villamil; Alvarado, Alzugaray e Medina (Estrada).
Técnico: Tiago Nunes
Provável Botafogo: John; Vitinho, David Ricardo (ou Marçal), Barboza e Alex Telles; Danilo, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Arthur Cabral e Montoro.
Técnico: Davide Ancelotti (a confirmar)