Cabo Verde é o segundo menor país a jogar a Copa do Mundo (Foto/Reprodução/Instagram/@wsemedo7)
A Copa do Mundo 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, vai contar com mais uma seleção inédita. Na tarde desta segunda-feira (13/10), Cabo Verde venceu Eswatini por 3 a 0 e vai jogar a competição pela primeira vez na história.
Cabo Verde entrou em campo na liderança do Grupo D e precisava vencer para não depender do resultado Camarões, que estava na segunda colocação. Atuando no Estádio Nacional, que fica localizado na capital Cidade da Praia, os Tubarões Azuis venceram por 3 a 0, com gols de Dailon Livramento, Willy Semedo e Ianique dos Santos Tavares, garantindo a vaga na Copa do Mundo.
Além de Cabo Verde, Jordânia e Uzbequistão também irão disputar a Copa do Mundo pela primeira vez na história. O país africano é quarto a ter o português como idioma nativo a jogar um Mundial. Brasil, Portugal e Angola completam o grupo de lusófonos.
Cabo Verde é o segundo menor país em termos territoriais e de população a disputar a Copa do Mundo, ficando à frente apenas de Trinidad e Tobago, que jogou em 2006, e da Islândia, que esteve em 2018, respectivamente. A nação conta com pouco mais de 500 mil habitantes espalhados em dez ilhas no Oceano Atlântico.
Seleções garantidas na Copa de 2026