Jogadores do Cruzeiro antes de amistoso em 1943 (Foto/Acervo Lúcio Souza/Cruzeiro/Reprodução)
O Cruzeiro utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (21) para celebrar 82 anos de um fato que se transformaria em um dos principais símbolos do clube: a utilização da camisa azul.
Há exatos 82 anos, o Cruzeiro entrava em campo pela primeira vez com a camisa azul em seu uniforme principal, para um amistoso contra o São Cristóvão, realizado no estádio do Barro Preto no dia 21 de fevereiro de 1943.
A mudança na cor da camisa estava diretamente relacionada ao contexto histórico da época. Afinal, em função da Segunda Guerra Mundial, o clube teve que alterar o nome de Palestra Itália para Cruzeiro. E a mudança também chegou se deu no escudo e nas cores do uniforme da equipe.
Dentro do 'processo de nacionalização do time', como destaca o clube em sua publicação, no lado esquerdo da camisa foi colocado o novo escudo do Cruzeiro, com as cinco estrelas da constelação Cruzeiro do Sul.
Mas as ligações com a Itália não seriam de todo 'apagadas'. "A camisa adotava o tom de azul, em uma velada referência à seleção italiana, e ainda tinha detalhes em branco na gola. Completando o uniforme, o Cruzeiro usava os calções brancos e os meiões azuis", destacou o clube em outro trecho de sua publicação.
O 'detalhe' é que, no primeiro jogo o Cruzeiro ainda não dispunha dos novos meiões e foram usados os materiais antigos do Palestra Itália, nas cores vermelho, verde e branco.
O resultado acabou derrotado por 4x1 pelo São Cristóvão, mas a camisa azul se tornaria uma 'marca registrada' do clube.
"Mesmo com as mudanças realizadas na camisa nos anos que se seguiram, o tradicional azul da camisa sempre esteve presente, se tornando um dos maiores ícones do Cruzeiro. Muitas conquistas vieram usando a camisa azul, o que fez dela uma das camisas mais pesadas do futebol nacional e mundial", finaliza o clube em sua publicação.
Fonte: O Tempo