
Abel Braga chorou depois do jogo e disse que sua presença deu sorte ao seu time do coração (Foto/Nelson Peres/Fluminense)
A última rodada do Brasileirão levou emoção até os minutos finais, concentrando disputa por vagas continentais, decisões dramáticas contra o rebaixamento e comemorações de sobrevivência espalhadas pelo país.
O desfecho também marcou uma virada de cenário para 2026: clubes tradicionais acabaram rebaixados para a Série B, movimento que deve alterar estruturas internas e movimentar fortemente o mercado de transferências na próxima temporada.
A jornada derradeira confirmou ainda as últimas vagas para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana, além de definir os quatro clubes que deixaram a elite. Ceará e Fortaleza, rivais históricos do Nordeste, tiveram a queda confirmada no domingo, enquanto Juventude e Sport completaram a lista dos rebaixados.
BOTAFOGO 4 x 2 FORTALEZA
O Botafogo fez seu papel na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, venceu o Fortaleza por 4 a 2 e definiu o rebaixamento do time cearense. A partida foi realizada no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Fortaleza abriu o placar, sofreu a virada, buscou o empate, mas depois sofreu mais dois gols e se despede da elite.
O Botafogo terminou a competição na sexta colocação com 63 pontos, se classificando à fase preliminar da Libertadores. Entretanto, se Cruzeiro ou Fluminense for campeão da Copa do Brasil, o Botafogo herdará uma vaga na fase de grupos.
O Fortaleza, por outro lado, fica em 18º lugar com 43 pontos, amargando um rebaixamento após uma bela reação na reta final. O time cai ao lado do arquirrival Ceará, além de Juventude e Sport. O Fortaleza volta à Série B, competição que não disputava desde 2018, quando foi campeão e conquistou o acesso.
PALMEIRAS 3 x 1 CEARÁ
O Palmeiras encerrou com vitória a temporada. Sem mais ambições no ano, o vice-campeão nacional derrotou o Ceará por 3 a 1 no Castelão e rebaixou à segunda divisão o time cearense, que não havia ficado uma rodada sequer na zona de rebaixamento até levar a virada e terminar rebaixado.
O Ceará desce à segunda divisão nacional pela terceira vez em sua história. Não foi capaz de ficar mais que um ano na elite do futebol brasileiro, já que tinha conseguido o acesso no ano passado.
Repleto de garotos e reservas, o Palmeiras definiu o triunfo com gols de Facundo Torres, Ramón Sosa e Flaco López, este que foi um dos poucos titulares em campo. Nomes importantes como Gómez, Andreas Pereira e Vitor Roque tiveram férias antecipadas e nem viajaram a Fortaleza.
Segundo colocado, com 76 pontos, três atrás do líder Flamengo, o Palmeiras fecha o ano com a impressão de que poderia mais pelo investimento no elenco e pelos recursos que têm à disposição Abel Ferreira. Além do Brasileirão, a equipe paulista foi vice do Estadual e da Libertadores.
INTERNACIONAL 3 x 1 RED BULL BRAGANTINO
Depois de uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro, o Internacional garantiu a sua permanência na elite nacional na próxima temporada ao vencer por 3 a 1 o Red Bull Bragantino, neste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 38ª rodada. Mas para atingir a este objetivo, a torcida do Colorado sofreu muito, torcendo pelos gols do seu time e, ao mesmo tempo, pelos tropeços dos seus concorrentes diretos.
Com esta vitória, o Internacional terminou na 16ª posição, com 44 pontos, superando Ceará e Fortaleza, que acabaram rebaixados para a Série B, ambos com 43 pontos. O Red Bull Bragantino, apenas coadjuvante, ficou mesmo com uma vaga na Copa Sul-Americana ao fechar a temporada com 48 pontos, em 11º lugar.
VITÓRIA 1 x 0 SÃO PAULO
No Barradão, a última rodada teve contornos de sobrevivência para o Vitória, que dependia do próprio resultado para confirmar permanência na Série A. Em um jogo tenso, estudado e de muita disputa física, o rubro-negro baiano fez valer o mando de campo.
O Vitória permanece na Série A do Campeonato Brasileiro em 2026. Neste domingo, no Barradão, o Leão mostrou superioridade dentro de campo e superou o São Paulo pelo placar mínimo, em jogo válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão: gol solitário e importante de Baralhas.
Com o resultado positivo, os rubro-negros terminam na 15ª colocação, somando 45 pontos, ficando na elite na próxima temporada. Os são-paulinos, por sua vez, ficaram na 8ª posição e totalizando 51 pontos; assim, asseguram vaga, por ora, na Copa Sul-Americana, podendo ser na Pré-Libertadores a depender do campeão da Copa do Brasil.
CLASSIFICADOS PARA LIBERTADORES
Os classificados para a Libertadores 2026 são: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo (vaga de fase preliminar) e Bahia (vaga de fase preliminar)
RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA DO BRASILEIRÃO
Fluminense 2 x 0 Bahia
Botafogo 4 x 2 Fortaleza
Corinthians 1 x 1 Juventude
Santos 3 x 0 Cruzeiro
Atlético Mineiro 5 x 0 Vasco da Gama
Internacional 3 x 1 Bragantino
Vitória 1 x 0 São Paulo
Ceará 1 x 3 Palmeiras
Sport 0 x 4 Grêmio
