
Rayan brilhou no último encontro entre os rivais. (Foto/Matheus Lima/Vasco)
O Maracanã será palco de mais um capítulo da rivalidade entre Vasco e Fluminense, que se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil 2025. Além da busca por uma vaga na decisão, o clássico carrega objetivos distintos e históricos para os dois clubes cariocas.
O confronto não é inédito em fases decisivas. O duelo redistribuirá o equilíbrio histórico: cada clube já eliminou o outro uma vez no mata-mata da Copa do Brasil. Em 2000, o Fluminense surpreendeu e avançou às quartas ao eliminar o Vasco com o critério do gol fora.
Já em 2006, o time de São Januário deu o troco e chegou à decisão após vencer os dois jogos, reforçando a superioridade que mantinha no início do século.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo. NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
PARA VOLTAR À LIBERTA
O Vasco chega pressionado para a partida. A queda brusca de rendimento na reta final do Brasileirão com sete derrotas nos últimos oito jogos, incluindo a goleada por 5 a 0 para o Atlético-MG, transformou a Copa do Brasil no principal motivo de esperança da temporada.
A equipe comandada por Fernando Diniz tenta reagir no momento mais decisivo do ano e sabe que uma eventual vaga na final pode recolocar o clube no mapa continental, já que o título garantiria retorno à Copa Libertadores, torneio que o Vasco não disputa desde 2018.
Para a partida, o time de São Januário terá como principal desfalque o lateral-esquerdo Lucas Piton, diagnosticado com lesão no ligamento colateral medial. A tendência é que Puma Rodríguez assuma a posição de forma improvisada.
FLUMINENSE FAVORITO?
Já o Fluminense vive o cenário oposto. Sem derrotas desde o início de novembro e finalizando o Brasileirão com três vitórias, o time de Luis Zubeldía chega embalado, após triunfos sobre adversários de peso, como Flamengo e Mirassol.
Com o departamento médico praticamente zerado, o Tricolor busca na Copa do Brasil a única chance de levantar uma taça em 2025, já que encerrou o ano sem conquistas.
Apesar do momento positivo, o Flu terá uma baixa significativa: Agustín Canobbio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Cano e Manoel também seguem em tratamento e não devem jogar, mas o elenco permanece competitivo.
VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.
Técnico: Fernando Diniz
FLUMINENSE
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules (Nonato), Martinelli e Lucho Acosta; Soteldo, Everaldo e Serna.
Técnico: Luis Zubeldía