A Fifa anunciou ontem os dez concorrentes ao prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo-2010, da África do Sul. Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, divulgou a lista sem grandes surpresas: são cinco jogadores que disputam a final, três da Espanha e dois da Holanda. O resultado será anunciado amanhã, logo após a final da Copa.
David Villa, Xavi Hernandéz e Andrés Iniesta são os candidatos espanhóis. Dentre eles, destaque para o atacante Villa, que já soma cinco gols no Mundial. Pela Holanda, os nomeados são Arjen Robben e Wesley Sneijder, que também tem cinco gols.
O futebol burocrático apresentado na competição fez com que nenhum dos comandados do técnico Dunga fosse incluído na lista. Romário (1994) e Ronaldo (1998) são os únicos brasileiros a vencer o prêmio.
Os únicos sul-americanos indicados foram Diego Forlán, do Uruguai, e Lionel Messi, da Argentina. A Alemanha tem mais dois nomeados: Bastian Schweinsteiger e Mesut Özil. Já o único representante africano é Asamoah Gyan, que ajudou Gana a chegar nas quartas-de-final da Copa-2010.
Revelação. O mexicano Giovanni dos Santos, o alemão Thomas Muller e o ganês André Ayew concorrem ao prêmio de melhor jogador jovem do Mundial-2010. Entre os três indicados pela Fifa, Muller, com 4 gols, aparece como favorito.