ANALISANDO

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Agência Estado
Publicado em 20/07/2025 às 08:04
Compartilhar
Assim, uma penalidade perdida resultaria em tiro de meta para o goleiro (Foto/Internet)

Assim, uma penalidade perdida resultaria em tiro de meta para o goleiro (Foto/Internet)

Dirigentes da Fifa, entidade máxima do futebol mundial, e do Conselho Internacional de Futebol (Ifab), órgão legislativo da modalidade, discutem mudanças nas regras do esporte e correm para tentar implementá-las antes da Copa do Mundo de 2026 - as alterações precisam ser acordadas até o fevereiro do próximo ano para entrar em vigor no Mundial, segundo o jornal inglês The Sun.

A principal mudança discutida, de acordo com a publicação, é o fim dos rebotes após cobranças de pênalti. Assim, uma penalidade perdida resultaria em tiro de meta para o time adversário, mesmo que o goleiro espalme a bola de volta para o campo - como ocorre nas decisões por pênaltis após resultados iguais no tempo normal ou na prorrogação.

Segundo o The Sun, a ideia foi proposta por Arsene Wenger, diretor de desenvolvimento global de futebol da Fifa, para quem o rebote oferece uma vantagem muito maior ao time que ataca, principalmente pelo posicionamento do goleiro com o pé na linha ou atrás dela. Além disso, a nova regra tornaria as invasões à área, no momento da cobrança, irrelevantes.

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR, que passariam a verificar cartões amarelos, no caso de expulsão pelo segundo cartão, e escanteios mal marcados. Neste caso, a principal preocupação é a demora ainda maior para o reinício do jogo.

Antes contrário a mudanças nas regras do esporte, o Ifab tem demonstrado disposição, nos últimos anos, a fim de tornar o futebol mais atrativo. Na Assembleia Geral Anual deste ano, em Belfast, na Irlanda do Norte, a entidade concordou em introduzir a regra de oito segundos para reposição de bola pelos goleiros, a pedido do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

No mês passado, o Ifab determinou que haja repetição em cobranças de pênaltis com dois toques do cobrador - após Julián Álvarez ter sua penalidade anulada e o Atlético de Madrid ser eliminado da Liga dos Campeões pelo Real Madrid.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por