LUTO

Ginasta campeã brasileira Isabelle Marciniak morre aos 18 anos

Jovem teve um linfoma de Hodgkin diagnosticado em 2023

Débora Elisa/O Tempo
Publicado em 25/12/2025 às 11:12
Compartilhar

Isabelle Marciniak, de 18 anos, faleceu em decorrência de um câncer (Foto/Divulgação/Federação Paranaense de Ginástica)

A ginasta Isabelle Marciniak morreu aos 18 anos após lutar contra um câncer. O falecimento foi nessa quarta-feira (24/12), em Araucária, região metropolitana de Curitiba. A Federação Paranaense de Ginástica confirmou a informação na manhã desta quinta-feira (25/12) pelas redes sociais, por onde postou condolências.

Natural de Araucária, a atleta representava o Clube Agir de Curitiba e conquistou importantes resultados em competições nacionais. Em 2021, Isabelle foi medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica na categoria individual geral. Na mesma competição, venceu também na prova de bola e ficou com a prata na modalidade de fita.

A última participação expressiva da ginasta em competições aconteceu em 2023. Naquele ano, ela se tornou campeã no trio adulto do Campeonato Paranaense de conjuntos, antes de se afastar das competições para iniciar o tratamento contra o câncer, um linfoma de Hodgkin, que atinge o sistema linfático.

O corpo da atleta está sendo velado na capela do cemitério Jardim Independência, em Araucária. O sepultamento acontecerá ainda hoje, reunindo familiares, amigos e membros da comunidade da ginástica rítmica paranaense.

Federação lamenta morte de Isabelle

A Federação Paranaense de Ginástica emitiu nota oficial sobre o falecimento: "Com muito pesar, a Federação Paranaense de Ginástica recebe a notícia do falecimento da ex-ginasta Isabelle Marciniak. Isabelle fez parte da história do Clube Agir, onde construiu conquistas importantes e brilhou em Campeonatos Paranaenses e Brasileiros."

O comunicado também destacou as realizações recentes da jovem: "Entre seus últimos feitos, destaca-se o título de campeã com o trio adulto do Clube Agir, em 2023, resultado de seu comprometimento e espírito de equipe. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de equipe, treinadores e toda a comunidade da ginástica."

A nota finaliza com uma mensagem: "Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação. Nossos sentimentos. Descanse em paz."

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por