A Inglaterra enfrenta a Argélia hoje, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Apontados como favoritos ao título antes do início da competição, os ingleses apenas empataram na estreia com os EUA e precisam da vitória para continuar sonhando com a classificação às oitavas-de-final. A equipe africana, considerada a mais fraca da chave, vem de derrota e, em caso de novo revés, estará matematicamente desclassificada.
A semana foi conturbada para o time inglês. As críticas em relação à estreia foram muitas. Até o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer atacou o técnico Fabio Capello, dizendo que o treinador fez o futebol da seleção retroceder. O treinador italiano também precisou lidar com a ausência de alguns jogadores nos treinos. O lateral-esquerdo Ashley Cole e o atacante Wayne Rooney foram poupados de algumas atividades, devido a lesões. Os dois, porém, têm a escalação garantida.
O experiente zagueiro Carragher, que ganhou a vaga de titular devido à lesão de Ledley King, lembrou que este pode ser o último Mundial de boa parte do elenco."
Os africanos não terão o atacante Ghezzal. O jogador foi responsável por uma das maiores façanhas do Mundial até o momento. Na estreia contra os eslovenos, entrou em campo aos 13min do segundo tempo. Um minuto depois, recebeu o cartão amarelo por fazer uma falta. Aos 27min, tentou interceptar um cruzamento com a mão e levou o segundo amarelo, sendo expulso.