Atlético avançou para a final da Sul-Americana após bater o Independiente Del Valle e quer afastar risco de rebaixamento no Brasileirão antes da decisão

Atlético bateu o Del Valle por 3 a 1 na Arena MRV (Foto/FRED MAGNO/O TEMPO)
Com a classificação para a final da Copa Sul-Americana, após bater o Independiente Del Valle por 3 a 1 na Arena MRV, na noite dessa terça-feira (28), o Atlético terá quase um mês até a grande decisão, período em que poderá focar em alcançar o número mágico de 45 pontos no Campeonato Brasileiro e escapar de qualquer risco de rebaixamento.
A final da Copa Sul-Americana será no dia 22 de novembro, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Até lá, o Galo vai fazer, no mínimo, quatro jogos pelo Brasileirão. A partida contra o Fortaleza, adiada pela 16ª rodada, ainda não tem data para acontecer, mas há a expectativa de que ela aconteça na próxima data Fifa.
Atualmente na 13ª posição com 36 pontos, o Galo precisa somar mais nove pontos para chegar ao número de 45, que historicamente livra as equipes do rebaixamento. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético possui apenas 3,9% de chances de ser rebaixado.
Garantir o quanto antes a pontuação de segurança permitirá ao técnico Jorge Sampaoli dedicar maior foco à decisão da Sul-Americana, que vale vaga na Copa Libertadores de 2026. Com campanha irregular no Brasileiro, o torneio continental representa a última oportunidade de o clube garantir presença na próxima edição da principal competição da América do Sul.
O Galo ainda aguarda seu adversário na final da Sul-Americana. Após eliminar o Independiente Del Valle, o Atlético agora terá Lanús (ARG) ou Universidad de Chile (CHI) como adversário na decisão. No jogo de ida, as equipes empataram em 2 a 2. O jogo de volta acontece na próxima quinta-feira (30). O Atlético busca o primeiro título da competição em sua história.
Jogos do Atlético até a final da Copa Sul-Americana
Fonte: O Tempo